BAIRROS

Rio recebe novo lote da CoronaVac nesta quinta-feira (13) e retoma calendário da segunda dose

Um novo carregamento de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (13). São 184 mil doses da CoronaVac e 54.750 da Oxford/AstraZeneca, que serão repassadas as cidades do estado. Diante disso, a expectativa é de retomada do calendário da segunda dose, que estava atrasado nos municípios.

“A expectativa é receber 90 mil doses para fazer a vacinação das pessoas com 65 e 64 anos. A gente espera que isso possa equacionar o problema do atraso na segunda dose.”, comentou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, em entrevista concedida a TV Globo.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, serão 20 mil imunizantes da CoronaVac reservados para grávidas de fora da capital. De acordo com ele, o objetivo é assegurar as duas doses para este grupo nas outras  cidades, onde não se tem vacinação com a Pfizer.

“Há um percentual reservado para as grávidas. Isso fora do município do Rio, onde elas poderão ser vacinadas com a vacina da Pfizer e com a CoronaVac. E nos outros 91 municípios do estado as grávidas com comorbidades serão vacinadas com CoronaVac.”, explicou Chieppe, também em entrevista a TV Globo.

Ainda de acordo com Chieppe, as gestantes que já tiveram a aplicação da primeira dose da AstraZeneca não devem tomar a segunda. Ainda é necessário aguardar as recomendações do Ministério da Saúde.

Calendário unificado

Chieppe retomou a pauta de um calendário de imunização unificado. De acordo com o secretário, o objetivo seria implementar essa ideia após o fim da vacinação das pessoas com comorbidades, em julho.

“Existe já uma conversa em andamento. Na verdade os municípios são os responsáveis. Que a gente consiga passar para a população um calendário unificado, obviamente isso depende das remessas de doses.”, informou.

error: Conteúdo protegido!