BAIRROSENTRETENIMENTO

Sacristia ganha placas dos pontos de interesse geológico

Como parte da comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Cidade Sustentável, instalou na praia e na gruta da Sacristia, em Ponta Negra, duas placas informativas nos pontos de interesse geológico. A ação aconteceu nesta sexta-feira (04/06), e tem  entre seus objetivos informar aos visitantes  sobre o a origem e a cor das rochas.

A atividade que  é resultado de uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), Geoparque e o Projeto Caminhos Geológicos, teve ainda o plantio de mudas de Aroeira, espécie da Mata Atlântica.

Segundo o geógrafo Felipe Zeidan, da Secretaria de Cidade Sustentável, explicou a importância do local para estudos. “As placas foram inauguradas em pontos de interesse geológico. Essa parte da Sacristia tem um interesse importantíssimo para a ciência e para os estudos da geologia, aqui é uma mostra da divisão que aconteceu entre os continentes”, comentou Felipe Zeidan, referindo-se ao processo geotectônico conhecido como “deriva continental”, quando há bilhões de anos as placas que contém a América do Sul e a África se separaram . “São rochas de dois bilhões de anos, cuja formação e composição são iguais às encontradas em pontos do continente africano após a separação dos continentes. Além disso essas rochas contam como age a erosão do mar”, disse o geógrafo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marcus Cambra.

Para o professor Helerson Freitas, morador de Minas Gerais, que está passando férias em Maricá, o projeto é uma iniciativa positiva para o município. “O projeto é  bacana, mostra a preservação da sustentabilidade, a importância dos objetos biodegradáveis, a importância das rochas e suas origens”, concluiu.

Além das placas informativas o local  teve o plantio de  10 mudas de Aroeira, espécie nativa da Mata Atlântica. “Essa espécie é a mais adequada para essa área de praia, uma espécie que tem o seu fruto e que atrai avifauna (conjunto de aves  de uma região). Estamos presente com o Maricá+Verde para fazer o adensamento dessa região”, comentou a bióloga do projeto, Stella de Lima.

error: Conteúdo protegido!