Maricá terá mostra de cinema on-line

Tendo como tema “Arte e Pensamento”, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, realiza de 21 a 30 de junho, a I Mostra Online de Cinema de Maricá. Entre as obras apresentadas estão documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais.

Todas as sessões serão transmitidas pelas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura, presentes no Facebook e Youtube, às 16h, 19h e 21h.

A curadoria da I Mostra Online de Cinema de Maricá está a cargo dos produtores cinematográficos Cavi Borges e Fabrício Duque e o evento vai contar com mais de 20 obras de importantes cineastas nacionais, ao todo serão 30 sessões em 10 dias de evento.

A live de abertura da mostra acontece em 19/06, dia nacional do cinema, às 19h, e traz um importante debate com a presença confirmada de grandes nomes do cinema, entre eles, Flávio Tambellini, roteirista e produtor; Jayme Monjardim, diretor; Sílvio Tendler, cineasta e historiador; Cavi Borges, diretor, produtor e curador do evento; além de Sady Bianchin, diretor, poeta e secretário de Cultura de Maricá.

Segundo Sady Bianchin, a I Mostra Online de Cinema de Maricá será a maior mostra de cinema online sobre arte e pensamento já realizada no país.

“A arte é um instrumento de transformação social, a burguesia criou o seu deleite a fotografia em movimento, mas também criou sua reflexão”, avaliou Sady. “A primeira mostra de Cinema de Maricá, com mais de 20 filmes, é a maior sobre esta temática no Brasil e foi a maneira que escolhemos para comemorar o dia nacional do cinema, celebrado em 19 de junho”, explicou o secretário. “E, neste momento de pandemia, é a melhor maneira de levar o cinema para as casas dos maricaenses, com alegria e reflexão da sociedade”, completou.

“Esse festival envolve muitos filmes, de muitos diretores importantes e marca o início do projeto de audiovisual que a Secretaria de Cultura de Maricá está desenvolvendo na cidade e, que por enquanto está sendo online, mas que em breve passará a ser presencial nesse cinema lindo que é o Cine Henfil”, afirmou Cavi Borges.

Ainda de acordo com Cavi, a mostra é o grande marco do ano do audiovisual de Maricá. “Essa iniciativa demonstra que Maricá, mais que nunca, vai investir na cultura e no cinema principalmente. E assim que for possível transformar o Cinema Público Henfil, com a presença de eventos, mostras e oficinas, em um grande polo cultural do estado do Rio de Janeiro”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.