ENTRETENIMENTO

Maricá recebe mais 10.500 doses de vacinas contra a gripe

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, recebeu, nesta sexta-feira, 09/07, 10.500 doses do imunizante contra a gripe. A vacina é trivalente e protege contra três tipos de gripe: a Influenza A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B. As vacinas foram armazenadas no Núcleo Municipal de Imunização Dr. Heitor da Costa Matta (Centro).

Segundo a subsecretária da pasta, Solange Oliveira, a expectativa de vacinação agora é da população em geral.

“Esperamos vacinar mais de 80% da população de Maricá. Não será restringido mais aos grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades). Não precisa agendar, é só ir a uma das 24 Unidades de Saúde da Família do município. Basta levar um documento de identidade, CPF, e cartão do SUS, se tiver. A vacinação não vai obedecer à idade, vai obedecer à demanda espontânea”, comentou.

A subsecretária de Saúde destaca a importância de se imunizar. “A grande importância da vacinação da Influenza é primeiro, pela época do ano em que estamos que favorece as infecções respiratórias. Com a vacinação a gente previne as formas graves de gripe reduzindo, assim, a incidência de doenças graves do aparelho respiratório e das síndromes respiratórias graves. No contexto da pandemia, a vacinação torna-se ainda mais importante porque ela também ajuda a não aumentarmos as suspeitas da Covid-19 diante de uma infecção que pode não ser coronavírus

Solange Oliveira orienta sobre os cuidados que devem ser adotados para quem irá se imunizar. “O único cuidado que é absolutamente necessário é que se a pessoa for se vacinar contra a Influenza, não tenha tomado a vacina para Covid-19 até 15 dias antes. E, que também não faça a segunda dose ou primeira dose, 15 dias depois”, concluiu a subsecretária.

A vacinação contra Influenza está disponível nas salas de vacinação das 24 Unidades de Saúde da Família (USF) de Maricá, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As USF Posto Central, Inoã 1 e Jardim Atlântico possuem horários de funcionamento estendido para a sala de vacinação, sendo de 8h às 20h.

error: Conteúdo protegido!