ENTRETENIMENTOPOLÍTICA

Setembro Amarelo: semana de ações de prevenção ao suicídio em Maricá

A Prefeitura de Maricá programou uma ação de prevenção ao suicídio com equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A iniciativa acontece de 20 a 24 de setembro, das 9h às 12h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

O objetivo é acolher quem precisa de cuidados com a saúde mental e esclarecer as dúvidas da população. Seguindo todos os protocolos sanitários, os técnicos dos Caps II, Infantil e de Álcool e Drogas também irão acolher quem esteja com algum sofrimento psíquico, vulnerabilidade ou passando por momento difícil.

A ação integra o Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida, e é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Nosso objetivo é atuar em todas as frentes da cidade. Essa praça fica num local de muito movimento e faz parte do dia a dia de muita gente que transita por lá”, ressaltou a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental, Edna Francisca da Silva, justificando a escolha do local para a ação da próxima semana.

Live – No dia 24, às 10h, o Núcleo de Prevenção à Violência da SMS realizará a live “Desafios para a prevenção ao suicídio”.

As palestrantes serão Edna Silva, psicóloga e coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde; e Patrícia Cavalcanti Schmid, psiquiatra da Equipe Multiprofissional de Atenção Psicossocial (EMAP) de Maricá, militante pela reforma psiquiátrica, especializada em infância e adolescência, mestre pelo IPUB/UFRJ e doutoranda pelo IPUB/UFRJ.

A mediadora será Diana Diniz Castro, assistente social, integrante do Núcleo de Prevenção à Violência. Evento online é aberto a todos os profissionais da rede e usuários. Link de acesso pelo Zoom: https://conasems-br.zoom.us/j/86720750778.

Saiba como ajudar e entenda os sinais

Nos casos de tentativa de suicídio, os familiares têm à disposição os serviços de urgência e emergência – Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – para realização dos primeiros socorros e avaliação do quadro clínico geral.

Depois, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) serão notificados pela necessidade do cuidado mais intensivo após o ato. Os Caps são suporte tanto para as tentativas de suicídio, como para as demais violências autopraticadas. A Secretaria de Saúde ressalta que é fundamental o familiar ou o próprio paciente pedir ajuda nos Caps ou em uma das 24 Unidades de Saúde da Família de Maricá. Em Maricá, existem ainda o CAPS infanto-juvenil (Capsi) e de Álcool e Drogas (Caps AD).

“É muito importante criar políticas de visibilidade e discussão da depressão e do suicídio que, na grande maioria das vezes, pode ser evitado. Por isso, mais do que tratar sobre o tema, estamos investindo na rede de cuidados à saúde mental”, destacou a secretária Solange Oliveira.

A psicóloga e coordenadora de Saúde Mental, Edna Francisca da Silva, destaca os sinais mais comuns de quem precisa de ajuda.

“É importante os familiares e amigos perceberem os sinais de alerta que uma pessoa emite, como isolamento, desinteresse por coisas que gosta, não se importa mais com suas atividades diárias ou diz muitas frases relacionadas à morte”, destacou a psicóloga.

Veja onde procurar ajuda

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Rua Clímaco Pereira nº 259 – Centro – Telefone: (21) 2637-2578

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) – Rua Eugênia Modesto da Silva nº 363 – Parque Eldorado – Telefone: (21) 2637-3941 ou (21) 97045-1244

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) – Rua Eugênia Modesto da Silva, nº 107 – lote 03, Quadra K – Loteamento Parque Eldorado – Centro  – Telefone: (21) 2637-6830 ou (21) 96484-7695.

error: Conteúdo protegido!