POLÍTICA

Prefeitura abre agendamento online para testes de Covid

A Prefeitura de Maricá abriu agendamento online para testes de Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Maricá. A testagem nesses locais é indicada para pessoas com sintomas leves no início da doença, entre três e sete dias, e serão realizadas de acordo com a capacidade diária de cada unidade. Devido à alta demanda, a Secretaria de Saúde de Maricá vai reabrir nesta sexta-feira (21/01), excepcionalmente às 9h30, o polo exclusivo para atendimento de casos suspeitos da doença no bairro Itaipuaçu. A tenda funcionará todos os dias das 8h às 20h.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, explicou que a iniciativa visa evitar filas e aglomerações nas unidades de saúde do município.

“Vamos organizar as demandas por testes de acordo com a capacidade diária de cada unidade e com isso garantir um atendimento com mais qualidade e conforto para a nossa população”, afirmou.

Quem testar positivo para Covid-19 precisa fazer o isolamento por sete dias a partir do primeiro dia de sintomas, desde que não tenha tido febre nas últimas 24h sem uso de antitérmicos.

Agendamento online

Para marcar o exame, os interessados devem acessar o link bit.ly/testecovidmarica, inserir nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. O paciente deverá informar os sintomas e escolher a sua unidade de Saúde da Família de referência para a testagem (mais próximo da sua residência) e o horário de atendimento no período da manhã (a partir das 9h) ou tarde (a partir das 14h).

No fim do agendamento, o sistema emitirá um protocolo, que deverá ser anotado pelo paciente, que também poderá fotografar a tela. No dia agendado, será necessário apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência. A marcação é pessoal e intransferível.

Quem não pode agendar

As pessoas com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldade respiratória, devem procurar atendimento diretamente nas unidades de urgência e emergência – hospitais Conde Modesto Leal ou da UPA de Inoã.

Ampliação dos Polos 

Em virtude da alta demanda de pacientes com Covid-19, a Secretaria de Saúde de Maricá vai reabrir nesta sexta-feira (21/01) o polo exclusivo para atendimento de casos suspeitos da doença no bairro Itaipuaçu. O polo funcionará em espaço anexo da Subprefeitura no endereço: Rua Van Lerbergue, 249, todos os dias, inclusive nos fins de semana, das 8h às 20h, com acolhimento até as 19h30.

Já os Polos de Atendimento à Covid-19 do Centro e o anexo à UPA Inoã passaram por reestruturação. As tendas do Centro foram ampliadas e o local ganhou reforço de profissionais de saúde. As equipes de Inoã também foram reforçadas. As duas unidades funcionam diariamente, das 8h às 20h, com acolhimento até as 19h30.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, explicou que o agendamento visa evitar filas e aglomerações nas unidades de saúde do município.

“Além de oferecer uma testagem nos dias corretos de sintomas, dentro dos críterios clínicos, vamos organizar as demandas por testes de acordo com a capacidade diária de cada unidade e com isso garantir um atendimento com mais qualidade e conforto para a nossa população”, afirmou.

Os polos seguem realizando o teste RT-PCR, chamado padrão ouro dos exames para Sars-Cov-2, que são feitos entre o 3º e 7º dia de sintomas. O resultado do teste é enviado pelo celular, por meio do whatsapp.

Medidas de prevenção

As medidas de prevenção ao vírus, como uso de máscaras, lavagem das mãos, uso de álcool gel e evitar aglomerações, devem continuar sendo seguidas. Da mesma forma, é importante que o calendário vacinal seja observado com atenção. Quem ainda não recebeu a segunda dose deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível, assim como as pessoas com mais de 4 meses da conclusão do esquema vacinal que já podem receber a dose de reforço.

Confira as unidades disponíveis para testagem

USF Mumbuca- Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.

USF Recanto- Rua Domingos Mônica Barbosa, s/n.

USF Retiro- Estrada do Retiro, s/n.

USF São José 2- Estrada da Cachoeira, s/n.

USF Espraiado- Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.

USF Guaratiba- Estrada Beira da Lagoa, s/n.

USF Santa Paula- Estrada de Cassorotiba, s/n.

USF Inoã 1- Rua Caio Figueiredo, s/n.(Travessa CIEP)

USF Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV Inoã) – Rua Leonardo José Antunes, s/n.

USF Carlos Marighella (MCMV Itaipuaçu)- Rua Austria, s/n.

USF Marinelândia- Rua 9, quadra 15, s/n, Cordeirinho.

error: Conteúdo protegido!