Sanemar solicita ações estruturantes para abastecimento de água em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), participou na segunda-feira (27/06) de reunião sobre concessão de água e esgoto do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio.

A reunião teve como principais objetivos a comunicação dos resultados da concessão regionalizada dos serviços de água e esgoto, cujo o leilão ocorreu em dezembro de 2021; a divulgação do relatório quadrimestral do fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana, constando o detalhamento das fontes de receita e respectivas aplicações para a aprovação do conselho e posterior divulgação, além de assuntos gerais de interesse da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A presidente da Sanemar, Rita Rocha, reforçou junto ao governador do estado, Cláudio Castro, a necessidade de interlocução cotidiana para que projetos estruturantes sejam adotados pelo Instituto Rio Metrópole (IRM) junto à concessionária Águas do Rio. Ela se referiu, principalmente, ao projeto de captação de água do Rio Tanguá – de autoria da Sanemar e da atual responsabilidade de execução da Águas do Rio -, que tem por objetivo regularizar a distribuição de água no município de Maricá.

“A solução de água para o leste metropolitano através do Rio Tanguá deve ser um projeto de Estado e estar desenhada no plano de investimento da concessionária, que será apresentado aos municípios nos próximos meses. Além da prestação de contas do IRM, esse é um importante momento, pois é possível compartilhar avanços e problemas vivenciados durante esses primeiros meses da concessão do serviço de saneamento”, avaliou a presidente da Sanemar. 

Participaram da reunião prefeitos e representantes dos municípios da região metropolitana, além dos secretários estaduais da Casa Civil, Nicola Miccione; e de Planejamento e Gestão, Nelson Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!