Comitiva da Defesa Civil de Maricá visita o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres
Uma comitiva da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá visitou, na terça-feira (13/09), a sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos, município do interior do estado de São Paulo. Os agentes conheceram as instalações do Centro, que tem a função de monitorar e realizar pesquisas a respeito das ameaças naturais que podem atingir municípios do país, como chuvas, ventos fortes e deslizamentos.
No local, além de trocar experiências com os profissionais do Cemaden, os agentes aprenderam sobre os protocolos de envio de alertas de riscos de desastres para a população e tiveram a oportunidade de apresentar a rotina de atuação da Defesa Civil de Maricá. Além disso, a equipe foi presenteada com dois pluviômetros semiautomáticos, que permitem o monitoramento das chuvas e auxiliam na interação com o cidadão, já que os dados são acompanhados por profissionais e enviados para análise.
Secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt ressalta a importância desses pluviômetros para a integração da população, por meio da coleta de dados. ” Isso nos aproxima dos munícipes e desperta neles o interesse em participar dessa dinâmica”, explica, destacando a importância da colocação dos aparelhos em locais estratégicos como escolas, para que haja interação com as crianças e permitir que trabalhem questões de matemática, ciências e geografia, por exemplo.
O Cemaden, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem a missão de realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais. Eles também realizam pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta, com o objetivo de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.