ATUALIDADESBAIRROSPOLÍCIA

PF desarticula quadrilha de tráfico de animais silvestres em São Gonçalo e região

Na manhã de hoje (12), a Polícia Federal (PF), com apoio das Corregedorias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, deflagrou a Operação Defaunação. O objetivo era desarticular uma organização criminosa especializada na captura ilegal, receptação e tráfico de animais silvestres, inclusive espécies em extinção.

A investigação, que durou mais de um ano, identificou um grupo liderado por um bombeiro militar e composto por caçadores, receptadores, falsificadores e traficantes de animais silvestres. A quadrilha contava com a participação de servidores do INEA e do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm), além de uma universitária e dois médicos veterinários.

Modus operandi:

  • A quadrilha capturava animais silvestres de forma ilegal, inclusive espécies em extinção como o macaco-prego-de-crista.Falsificavam documentos e selos do IBAMA e do INEA para dificultar a fiscalização.Os animais eram vendidos em sua maioria nas redes sociais por valores entre 20 e 120 mil reais.Em apenas um ano, a quadrilha traficou pelo menos 120 macacos-prego e centenas de outros animais silvestres, como araras, pássaros, cervos, iguanas e papagaios.O lucro com o tráfico ilegal de animais chegou a R$ 2,4 milhões e poderia chegar a R$ 14,4 milhões.

Ação da PF:

  • Cerca de 100 policiais federais cumprem três mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em cinco municípios.O objetivo é apreender os animais ilegais, identificar outros receptadores e membros da quadrilha.

Crimes:

  • Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, receptação qualificada, crime ambiental, peculato, falsificação de documentos e selos públicos, falsificação de documento particular, uso de documento falso e falsidade ideológica.As penas podem alcançar de 46 a 58 anos de reclusão.

Compradores:

  • Os compradores dos animais podem responder pelo crime de receptação.Exceção para aqueles que colaborarem entregando os animais espontaneamente e dando esclarecimentos à PF.

Nome da Operação:

  • Defaunação, que se refere à diminuição acelerada e drástica de espécies animais em um ambiente natural, especialmente de espécies ameaçadas de extinção.

error: Conteúdo protegido!