ATUALIDADESBAIRROSENTRETENIMENTO

Lona Cultural de Itaipuaçu recebe espetáculo “Yara” dia 12

No domingo, dia 12 de maio, às 19h, a Lona Cultural de Itaipuaçu, em Maricá, receberá o espetáculo “YARA”, do Theatrum Mundi. Escrito e dirigido por Angelo Faria Turci, o espetáculo foi o representante vencedor de Maricá no edital Evoé de Teatro da LPG do Estado – SECEC/RJ, Minc e Governo Federal e terá uma única apresentação neste domingo. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados. Para garantir seu lugar, você pode acessar o Sympla (https://www.sympla.com.br/yara__2449944) e retirar até dois ingressos para a sessão.

O espetáculo é totalmente acessível para pessoas com baixa visão, cegueira, surdez e cadeirantes. Após a apresentação, haverá um bate-papo e uma comemoração com os indígenas da Mata Verde Bonita e o cacique Tupã. O evento é aberto a todos os públicos, mas tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.

“YARA” conta a história de YARA, que renasce após ser vítima de feminicídio, com o propósito de proteger os povos da floresta. No entanto, a invasão dos europeus desencadeia um verdadeiro massacre e impõe o modo de vida europeu. Hoje, um jovem Tapuya resiste à sedução e parte em busca de resgatar a Mãe D’Água, que os lidera em uma luta pela cultura e preservação do seu povo.

A peça aborda o massacre e o apagamento cultural promovido pelos europeus, contrastando com a visão de mundo dos povos originários. De um lado, temos a visão de comunhão com a natureza, e do outro, o egocentrismo e a noção de “superioridade cultural”, que ainda estão presentes nos dias atuais. As questões abordadas na peça não se limitam a indivíduos específicos, mas têm impacto em comunidades inteiras, lembrando-nos de que as consequências de nossas ações afetam também as gerações futuras.

A relevância de “YARA” está em sua capacidade de abordar questões atuais de forma artística e impactante, convidando o público a refletir sobre seu papel no mundo, na preservação do planeta, na promoção da igualdade cultural e social, e na busca por uma sociedade mais equilibrada e coletiva. A peça destaca a importância de respeitar diferentes culturas e reencontrar nossa conexão com o mundo por meio de nossa ancestralidade. “YARA” é uma experiência teatral profundamente emocionante e reflexiva, e vale a pena conferir.

Informações importantes:

  • O que: “YARA”, do Theatrum Mundi
  • Onde: Lona Cultural de Itaipuaçu, Maricá/RJ
  • Quando: Dia 12 de maio, às 19h
  • Quanto: Gratuito
  • Como retirar o ingresso: Acesse o Sympla (https://www.sympla.com.br/yara__2449944)
  • Classificação: 16 anos
  • Inclusão: Espetáculo com Libras, audiodescrição e espaço para cadeirantes
  • Contato da produção: @theatrum.m (Instagram)
  • Patrocínio: SECEC/RJ – Minc e Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!