sábado, junho 22, 2024
ATUALIDADESPOLÍTICA

Abertas inscrições para concurso unificado da Justiça Eleitoral

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral começaram nesta terça-feira (4) e vão até o dia 18 de julho. O edital do certame foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (29) e prevê 389 vagas, sendo 116 para cargos de analista judiciário e 273 para cargos de técnico judiciário, além da formação de cadastro reserva.

A estimativa é que as provas sejam aplicadas em todo o país no dia 22 de setembro de 2024. A solicitação de inscrição deve ser feita pelo site do Cebraspe, banca organizadora do certame, e tem o valor de R$ 130,00 para quem quer concorrer ao cargo de analista judiciário e de R$ 85,00 para o cargo de técnico judiciário.

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível no site do Cebraspe. O pagamento via Pix deve ser realizado por meio do QR Code apresentado na GRU Cobrança.

Distribuição das vagas
As vagas serão distribuídas entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs). Apenas o TRE de Tocantins ficou de fora, uma vez que há concurso válido para o órgão em andamento.

A Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023, prevê a reserva de 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas.

Escolha da banca
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi escolhido para organizar o certame. A escolha se deu após a Assessoria Jurídica do TSE concluir que a banca anterior, a Fundação Getulio Vargas (FGV), não demonstrou o cumprimento da reserva de vagas exigida para pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!