ATUALIDADES

Os efeitos do calor no corpo humano e os cuidados necessários para se manter saudável

Temperaturas extremas afetam a saúde de forma perceptível: cansaço, pressão, desidratação, irritabilidade, desmaios, vômitos etc. Porém os maiores riscos ocorrem quando a tempreratura ambiente supera a do corpo humano, que geralmente é de 36,5°C, e as mudanças climáticas e eventos meteorológicos têm provocado esse cenário cada vez mais frequentemente.

O organismo humano realiza o controle da temperatura corporal principalmente através da transpiração pelo suor e pela respiração. Soma-se a isso os recursos de  vaso constrição ou dilatação, afetando diretamente a pressão sanguínea. Por isso é importante manter a regularidade dos medicamentos reguladores de pressão e a hidratação, além de evitar a exposição direta ao sol e atividade física nos horários de maior intensidade do calor, que estima-se ser das 10h às 16h principalmente no verão.

Alimentar-se de forma leve, com itens naturais de fácil digestão e ricos em água, também é recomendado, visando não sobrecarregar o organismo que já está gastando bastantes recursos para regular sua temperatura e pressão. Ingerir líquidos, principalmente água, é imprescindível.

Mesmo com todas as precauções algumas pessoas são mais sucetíveis aos efeitos do calor: principalmente os idosos, hipertensos e crianças menores de 2 anos. É recomendado a esses indivíduos cuidados redobrados, e mesmo com estas precauções é possível que haja a necessidade de atendimento médico. As UPAs são capacitadas para esta função, fazendo um primeiro atendimento paliativo aos sintomas ou até uma hidratação mais profunda, intravenosa.

O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento é realizado 24h e gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!