Maricá: Dia D de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama mobiliza mais de 800 maricaenses
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (15/10) o “Dia D” de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, realizando o exame preventivo (Papanicolau) em 593 mulheres com idades entre 25 e 64 anos, além de encaminhar outras 248 para a mamografia. A mobilização integrou a programação do Outubro Rosa na cidade e ocorreu em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).
Em adição a isso, meninos e meninas de 9 a 14 anos puderam se vacinar contra o HPV (vírus do papiloma humano) durante o Dia D, aumentando a proteção contra diversos tipos de câncer causados pelo vírus, o que inclui o câncer de colo do útero.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, comemorou a participação da população, que aproveitou a oportunidade para realizar o exame preventivo e solicitar a mamografia, mostrando a consciência dos moradores sobre a importância do diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.
“O Dia D foi um momento que nos trouxe muita felicidade, com mais de 800 mulheres que passaram pelo exame preventivo, além de conseguirem dar entrada na mamografia, procedimento essencial para identificar possíveis tumores malignos. Com a prevenção e a detecção precoce, podemos combater com mais efetividade o câncer de mama e de colo de útero, que possuem chances de cura altíssimas nos estágios iniciais. Parabéns a todas que participaram e também levaram os pequenos para se vacinar contra o HPV, mostrando que toda a família está unida nessa corrente pela vida”, afirmou a secretária.
Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), destacou a importância da mobilização em todo o município e do empenho dos profissionais da área para o sucesso da iniciativa.
“O Outubro Rosa deste ano está sendo bem diferenciado, com múltiplas ações ocorrendo nos quatro distritos da cidade. Neste mês, podemos realizar atividades importantíssimas para as mulheres, como o lançamento da nova linha de cuidado do câncer de mama e colo de útero, que otimiza o acolhimento a esse público. A saúde da mulher sempre foi minha bandeira e estar no meio de gente que leva isso tão a sério me emociona. Parabéns a todos os profissionais, a mobilização está sendo um sucesso absoluto!”, ressaltou.
População aprova o Dia D
Centenas de moradores estiveram nas Unidades de Saúde da Família durante o Dia D, mostrando que as ações de conscientização pela prevenção ao câncer de mama e de colo de útero foram efetivas. Rosangela Almeida, de 62 anos, foi até à USF Central para realizar o exame preventivo ginecológico e recomendou que outras mulheres também façam o procedimento.
“Aproveitei a data para colocar meu exame em dia e deixo um recado: todas as mulheres devem procuram os serviços de saúde para detectar o mais cedo possível alguma doença. Fazer o preventivo (citopatológico) e a mamografia são muito importantes para manter a saúde em dia”, concluiu.
Atividades que marcam o Outubro Rosa continuam
Maricá segue mobilizada pela prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Neste sábado (22/10), ocorrerá a Caminhada do Outubro Rosa, com concentração às 7h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, seguindo às 8h30 em direção à Praça Tiradentes, em Araçatiba. Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://bit.ly/caminhadarosa2022. Ao todo, são 800 vagas disponíveis.
Além disso, nesta quinta-feira (20/10), às 17h, será aberta a exposição “Tem marcas que o tempo pode evitar”, no hall de entrada do shopping Boulevard Maricá, no Centro. Durante a mostra, serão apresentados painéis com fotos e depoimentos de maricaenses que enfrentaram o câncer de mama, da descoberta à cura, passando pela importância da prevenção e do diagnóstico precoce.