Ícone do site Maricá Total

PROERD FORMA 300 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A emoção tomou conta nesta terça-feira (09/07) na formatura dos 300 alunos da rede municipal que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar. A cerimônia aconteceu na quadra da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, e reuniu, além dos alunos, professores e responsáveis. A banda da Polícia Militar foi convidada para abrir a solenidade.

O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escola e a família, com a premissa de ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões. Nesta edição, 12 turmas do 5º ano da unidade anfitriã e da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca, receberam durante o período de seis meses dicas dos instrutores sobre os perigos quanto ao uso das drogas, à prática de bullying nas escolas, entre outros assuntos relevantes para a faixa etária.

“Hoje é um dia feliz, com mais uma formatura de uma parceria que já dura mais de três anos. E ver hoje os nossos alunos emocionados e chorando de felicidade não tem preço”, disse o subsecretário de Educação, Rodrigo Moura.

Cabo da Polícia Militar e instrutor do curso, Vitor Cardoso Santos se emocionou com o carinho recebido pelas crianças durante este período. “A reciprocidade com os alunos é sempre muito boa e me emociono também. Eles gostam e reconhecem a necessidade de aprender cada dia mais sobre os assuntos que são ministrados e sobre cada lição que é aplicada dentro de sala de aula”, apontou.

Professora dos 29 alunos de sua turma do 5º ano participante do programa, Soraya Peres contou a emoção em poder vê-los se formando. “Houve uma entrega por parte das crianças para assuntos tão profundos e importantes. E ver a cada dia que eles traziam não só novidades do que essas aulas estavam realizando com pensamento, sentimentos e as sensações, como também a busca por novos conhecimentos”, relatou.

O aluno Paulo Gabriel Ferreira Bastos, de 10 anos, mostrou todo o seu conhecimento adquirido com as aulas. “Achei o curso muito bom para ensinar como combater as drogas e para não sermos um dependente porque isso faz muito mal para a saúde. Eu já sabia de algumas informações, mas não tanto como as que eu aprendi aqui sobre os efeitos de algumas drogas”, afirmou o estudante da turma 512 da E.M Carlos Magno Legentil.

A formatura contou também com a presença do coronel Fernando Salema, que hoje atua como deputado estadual.

Sair da versão mobile