Ícone do site Maricá Total

TRAVESSIA ESPRAIADO-TOMASCAR NO CIRCUITO ECOLÓGICO DE SÁBADO

Um dos passeios preferidos dos participantes, a travessia Espraiado-Tomascar é a trilha do Circuito Ecológico de Maricá deste sábado (09/11), projeto da Secretaria de Cidade Sustentável.

Considerada pesada, com seis horas de duração e subidas íngremes, a trilha é indicada para quem tem preparo físico. O roteiro inclui caminhada pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, até o Vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito, onde existe uma fazenda desativada com moinho de farinha de roda d’água construída pelos escravos. No trajeto, estão previstas paradas em riachos, cachoeiras e piscinas naturais.

Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e são feitas na sede da Unidade de Conservação do Espraiado (Rua Thomás Colaço, s/nº) ou pelos telefones 2648-6752 ou 99675-5632.

Os participantes irão se encontrar na sede da Unidade de Conversação às 8h para iniciar a caminhada. Para quem for de transporte público, sai um ônibus gratuito (Vermelhinho) da rodoviária do Centro para o Espraiado às 7h20.

A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e trajes de banho, calçado com travas e boné, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar, repelente, remédios de uso pessoal e sacos para lixo. No passeio, os participantes poderão almoçar no Restaurante da Marilene, que custa em torno de R$ 20 e é opcional.

Realizado desde setembro de 2013, o Circuito Ecológico reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade.

Sair da versão mobile