ENTRETENIMENTO

PROGRAMA MUMBUCA FUTURO TEM ATIVIDADES SUSPENSAS DURANTE A PANDEMIA

Por conta das ações do município de isolamento social para evitar o contágio da Covid-19, a Prefeitura de Maricá suspendeu o Programa Mumbuca Futuro de 2020 antes do início das atividades, que estavam programadas pela fevereiro no contraturno das escolas municipais.

A iniciativa, administrada pela Secretaria de Economia Solidária e que beneficia alunos da rede municipal com 50 mumbucas (R$ 50) por mês para compra de livros e material escolar, será iniciada com o fim da pandemia. Esse ano não estão sendo feitos pagamentos porque as aulas presenciais foram suspensas desde março com o início da pandemia no município.

O Mumbuca Futuro atende atualmente cerca de mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e a expectativa era que esse ano o programa fosse ampliado em janeiro para estudantes do 6º ao 9º ano, mas, devido à pandemia, somente o preenchimento do cadastro foi liberado. Além das 50 mumbucas mensais, o aluno recebe R$ 1.200 a cada ano cursado no fim do ano com frequência mínima de 75% nas aulas do programa.

De acordo com a Secretaria de Economia Solidária, as turmas Mumbuca Futuro 2020 (do 6º ao 9º ano) ainda não foram concluídas porque não houve finalização do processo de cadastramento, suspenso temporariamente. Informações mais detalhadas sobre a frequência e pagamentos referentes ao Mumbuca Futuro 2019, que contempla apenas estudantes do 9º ano, serão divulgadas pela pasta aos interessados após o período de isolamento social.

“O programa Mumbuca Futuro tem uma metodologia voltada para a construção do saber coletivo, com base nos princípios da educação popular, na utilização de ferramentas lúdicas e na participação essencial dos estudantes. Estamos nos readequando à realidade e tão logo que o sistema de educação volte à normalidade, retomaremos as nossas atividades junto às escolas, em sintonia com a reorganização do calendário escolar”, explicou a subsecretária da Secretaria de Economia Solidária, Maria Gomes.

O programa teve início em setembro de 2018 na Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, no Flamengo. A implantação do projeto piloto “Mumbuca Futuro” foi dividida em seis módulos e atendeu as turmas de aceleração e a alunos do 6º ano.

O objetivo do curso foi introduzir o tema economia solidária junto aos alunos das escolas municipais e despertar nesses jovens um espírito de coletividade e empreendedorismo, através de novas alternativas de desenvolvimento, educação e economia. Esta primeira etapa do projeto trabalhou um tema específico em cada módulo. Foram eles: Ver, Onde Convivemos, Que escola Queremos, Educação, Economia Solidaria e A Ação.

error: Conteúdo protegido!