POLÍTICA

NELSON TEICH, MINISTRO DA SAÚDE, PEDE DEMISSÃO DO CARGO

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15). Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich deixa o cargo antes mesmo de completar um mês no comando do ministério.

Teich foi empossado no dia 17 de abril. O agora ex-ministro entrou no lugar de Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido do cargo por discordar do presidente a respeito das medidas de combate ao coronavírus. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde durante a pandemia.

Assim como Mandetta, Nelson Teich discordou do presidente sobre as medidas e a situação ficou evidente nos últimos dias, principalmente quando o presidente Jair Bolsonaro decretou a reabertura de academias, barbearias e salões de beleza sem informá-lo antes.

Cloroquina é o pivô de divergência de opiniões entre Bolsonaro e Teich

O presidente Bolsonaro disse à apoiadores que, após sua intervenção, o Ministro da Saúde vai mudar o protocolo de uso da cloroquina, mesmo essa medida fosse contrária ao pensamento do ex-ministro Nelson Teich. A afirmação foi feita na manhã desta sexta (15), na saída do Palácio da Alvorada, quando um dos seus apoiadores questionou o presidente.

“O protocolo deve ser mudado hoje porque o Conselho Federal de Medicina diz que pode usar desde o começo então. É direito do paciente”, disse ele. Durante o dia de ontem (14), o presidente se reuniu com Teich, em uma reunião que inicialmente não estava na agenda.

Bolsonaro desde o início sempre defendeu o uso de cloroquina em pacientes com Covid-19. Já as pesquisas apontam um risco grande para pacientes no uso do medicamento e que também o seu uso não apresentou resultados relevantes. “O médico na ponta da linha é escravo do protocolo. Se ele usa algo diferente do que está ali e o paciente tem alguma complicação ele pode ser processado”, disse o presidente.

O ministério divulgou a saída de Teich esta manhã e à tarde será dada uma coletiva de imprensa para dar mais informações sobre sua saída.

Sair da versão mobile