EUROPA: MARICÁ E A.D. TABOEIRA VISAM FUTURA PARCERIA PARA A BASE
Por Mario Anderson – Maricá Futebol Clube e a Associação Desportiva Taboeira, de Portugal, visam uma grande parceria para as divisões de base do clube do Leste Fluminense e europeu. O intercâmbio entre jovens portugueses e maricaenses é o maior foco deste grande negócio.
Fundado em 1974 na cidade de Aveiro, sendo atualmente uma Instituição de Utilidade Pública e Escola de Formação de jovens atletas, a AD Taboeira tem à sua responsabilidade mais de 400 atletas desde os 4 aos 19 anos.
O brasileiro e maricaense Filipe Fernandes, Auxiliar Técnico da equipe Sub-19 do Taboeira, veio de Portugal para representar o clube e conversar sobre uma futura parceria que tem como finalidade de início levar jovens da base maricaense para treinar e até atuar na equipe portuguesa.
“ Vejo essa parceria como uma oportunidade de ouro, tendo em vista que todo jogador jovem tem um sonho de jogar na Europa.”, frisou Filipe, que está prestes a se formar no curso de treinadores da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) C.
Rildo Nascimento, Técnico multicampeão com a Equipe Sub-20 do Maricá, foi peça fundamental para acontecer todas as conversas entre Filipe e o Diretor Douglas Oliveira, que tratou o assunto com grande importância para o clube e para os jovens da base.
“Muito importante essa parceria para podermos da oportunidades para esses jovens talentosos daqui do Maricá Futebol Clube. É uma oportunidade de ter uma experiência internacional, buscar novos espaços e fazer contratos melhores, podendo ajudar a família. Com isso, gerar receita para o clube para investir na base e no profissional.” , finalizou Douglas Oliveira.
Atual Campeão do Campeonato Carioca Série B2, O Maricá FC Sub-20 já conta com três troféus conquistados em menos de 4 anos da sua fundação, e jogará a B1 em 2020.
“Uma parceira muito boa para os meninos de Maricá. Jogar na Europa é uma oportunidade enorme em termos de visibilidade, e o Taboeira é um clube que tem muita estrutura e pode proporcionar isso aos jogadores.”, afirmou Rildo Nascimento.
O time profissional do Leste Fluminense irá jogar pela primeira vez a Série B1, e chegará com força total pois apenas três atletas deixaram a equipe da última temporada. O objetivo é conquistar a tão sonhada vaga na elite do Campeonato Carioca, consolidando um grande trabalho da direção e do futebol.
O time português já contou com um jovem jogador maricaense, que treinou cerca de uma semana e foi observado pela equipe técnica do time.
Eulânio Ângelo Chipela Gomes, conhecido como Nanu, jogador do Marítimo, e Francisco Reis Ferreira, conhecido como Ferro, atleta do Benfica, foram formados na base do AD Taboeira, sendo exemplos para muitos jogadores da equipe portuguesa que sonham em atuar em alto nível.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as equipes já voltaram atuar em Portugal. No Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, a previsão para a volta do futebol Carioca Série B1 é para setembro.