Ícone do site Maricá Total

COVID-19: CIENTISTAS DE OXFORD AFIRMAM QUE VACINA É SEGURA E INDUZ IMUNIDADE

Pesquisadores chineses anunciaram, nesta segunda-feira (20), que uma vacina para Covid-19 que ainda está em testes na China é segura e induziu resposta imune.

O estudo envolvendo a vacina chinesa constatou que 95% (241/253) dos participantes no grupo que recebeu doses altas e 91% (118/129) dos integrantes do grupo de doses baixas apresentaram respostas imunes às células T ou aos anticorpos no dia 28 após a vacinação.

Os autores afirmam que é importante ressaltar que nenhum participante foi exposto ao vírus Sars-CoV-2 após a vacinação, portanto, não é possível para este estudo determinar se essa candidata à vacina protege efetivamente contra a infecção por Sars-CoV-2 no ambiente.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciou que a vacina testada pela instituição também teve resultados preliminares seguros e induziu resposta imune.

Mais de 160 vacinas contra Covid em testes

De acordo com a OMS, há 163 vacinas sendo testadas contra o coronavírus, sendo que 23 delas estão na fase clínica, que é o teste em humanos. Os números são do balanço da organização com dados até 14 de julho.

As etapas de produção de uma vacina envolvem 3 fases:

Embora os estudos avancem em todo o planeta, o prazo de 12 a 18 meses para liberação é considerado um recorde. A vacina mais rápida já criada, a da caxumba, levou pelo menos quatro anos para ficar pronta.

Outra hipótese contra a qual todos os pesquisadores lutam é a de que uma vacina efetiva e segura nunca seja encontrada. O vírus do HIV, que causa a Aids, é conhecido há cerca de 30 anos, mas suas constantes mutações nunca permitiram uma vacina. (G1)

Sair da versão mobile