Ícone do site Maricá Total

PREFEITURA ENTREGA O CINEMA HENFIL

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, reabre nesta sexta-feira (14/08), às 17h, o Cinema Público Municipal Henfil, marcando uma nova fase do espaço. A inauguração será transmitida pelos canais oficiais da prefeitura (Youtube e Facebook), assim como a exibição do documentário “Henfil”, da premiada diretora Ângela Zoé.

“Trata-se de uma nova era do Cine Henfil. Quando a pandemia passar, queremos criar mostras, lançamentos com debates, atrair festivais, criar uma rede do audiovisual e articular parcerias da secretaria com escolas como a Cinecittà, na Itália, e a de Los Baños, em Cuba, além de universidades que tenham curso de cinema no Rio de Janeiro”, informa Sady Bianchin.

Para Ivan de Souza, filho do cartunista que dá nome ao lugar, é importante presenciar essa reabertura. “Um cinema que se propõe popular, sem fins lucrativos, só posso desejar que seu objetivo jamais seja desvirtuado”, diz.

Para a diretora do documentário, Ângela Zoé, o filme é uma peça de resistência nesse momento de crise na cultura. “Eu tive a sorte de fazer um trabalho sobre um artista que escolheu o caminho do humor como saída em tempos difíceis. E nada mais irreverente do que ‘dar uma aliviada’, como o Henfil mesmo dizia, através do humor”, comenta a cineasta. “E isso tudo é mostrado no documentário, esse lado dele”, finaliza.

Sair da versão mobile