Governo do Estado anuncia testagem em massa após explosão de casos de coronavírus
O governador do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro, anunciou nesta terça-feira (24) que o estado vai criar métodos de testagem em massa para combater o aumento dos números de mortes e casos de Covid-19. Mesmo com o crescimento, Castro descartou, por enquanto, implementar medidas mais restritivas no estado – o chamado lockdown – e prometeu intensificar a fiscalização.
O anúncio do governador em exercício ocorre no momento em que o RJ registra um crescimento no número de mortes e casos de Covid no estado.
A média móvel de mortes, nesta terça, apresentou uma variação de 216% na comparação com as duas semanas anteriores. É o 8º dia seguido de alta.
A média móvel de casos também está em alta, com variação de 44%.
O número de internações por Covid nos hospitais também deu um salto nos últimos dez dias – subiu de 878 para 1.051, um aumento de 26%.
A taxa de ocupação em unidades de terapia intensiva (UTIs) na rede do Sistema Único de Saúde da cidade, que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, atingiu 93%.
Na coletiva, Castro também afirmou que irá anunciar, ainda esta semana, quais serão os locais que vão receber postos de diagnóstico precoce da doença, com exames de PCR e imagem. As medidas serão válidas por 15 dias, segundo o governador.
Apesar das afirmações e do aumento do número de mortes e casos, o chefe do Executivo estadual descartou que o RJ esteja vivendo uma “segunda onda” de Covid e prometeu que as fiscalizações contra quem descumprir as medidas sanitárias serão mais rígidas.