BAIRROSPOLÍTICA

Prefeitura de Maricá anuncia toque de recolher

A Prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, divulgou nesta quarta-feira (17) novas medidas de combate à Covid-19 no município e uma delas é o toque de recolher a partir das 23h.

As medidas foram adotadas devido ao aumento crescente de contaminados por coronavírus nos meses de fevereiro e março. As restrições seguem normas estabelecidas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e valem por, pelo menos, 15 dias.

De acordo com as novas regras, que começaram a valer nesta quarta, ficam proibidas a permanência e a circulação de pessoas nas ruas entre 23h e 5h, com exceção para quem exerce funções de atividades essenciais.

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres só estão autorizados a funcionar até às 23h. Além disso, é preciso respeitar o limite máximo de 50% da capacidade de lotação. A música ao vivo é permitida, porém pista e espaço de dança são proibidos. É obrigatório que haja o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, exceto em grupos familiares. O funcionamento deverá ser até as 23h, com exceção do delivery, take away e drive thru, que ficam sem limitação de horário.

Supermercados

O decreto torna obrigatória a aferição de temperatura em clientes e higienização com álcool em gel nas entradas dos estabelecimentos.

Academias

As academias e os centros de ginástica podem funcionar com limite máximo de lotação de 50% da capacidade. Os locais devem também restringir atividades em grupos de até 12 participantes, exceto para atividades de alto rendimento e podem ampliar o horário de funcionamento. Deverá cada estabelecimento disponibilizar um funcionário para aferir a temperatura corporal dos clientes.

Igrejas e templos religiosos

Ficam mantidas as atividades de organizações religiosas, que deverão manter o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social de um metro e meio entre as pessoas.

Transporte Público

A Empresa Pública de Transportes, responsável pela administração dos ônibus gratuitos da cidade, ampliou o número de coletivos nas ruas para reduzir a lotação nos veículos.

Fiscalização

Além disso, a partir desta quinta-feira (18), a prefeitura pretende reforçar a fiscalização nas ruas da cidade, com equipes da Fiscalização de Posturas, Tributos, Guarda Municipal, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. Estabelecimentos comerciais com irregularidades sofrerão sanções, e inclusive, correm o risco de perder benefícios financeiros da prefeitura, como o PAE e o PAT, que foram prorrogados por 3 meses

Sair da versão mobile