Prêmio Novos Pesquisadores abre inscrições no próximo dia 14/06

A partir do dia 14/06, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações abre as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores. O concurso retoma após ficar um ano suspenso em razão do agravamento da pandemia. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do último ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 3º ano do Ensino Médio, além de orientadores pedagógicos, terão até o dia 09/07 para efetuarem as inscrições.

As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações, situada na Rua Eugênia Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado, mediante a entrega dos seguintes documentos, em envelope a lacrar no ato da inscrição: ficha de inscrição preenchida e assinada pelo estudante e pelo responsável, orientador e diretor da unidade escolar; comprovante de matrícula e escolaridade do estudante, assinada e carimbada pela unidade escolar; cópia do documento de identidade e do CPF do estudante, representante legal e do orientador; comprovante de residência do estudante e do orientador; currículo simplificado do orientador; termo de autorização do uso de imagem e voz do estudante e do orientador; termo de autorização do responsável pelo estudante e termo de autorização de cessão de direitos autorais. Caso o estudante apresente alguma deficiência, é necessário entregar o laudo no ato da inscrição. 

O secretário responsável pela pasta, Marco Ribeiro, destacou que 2020 foi um ano de muito aprendizado para que os alunos e professores pudessem lidar com as novas mídias e enviar os trabalhos sem promoverem aglomerações. 

“É importante incentivar esses alunos porque vivemos um período de anticiência e negacionismo e é um dever da Prefeitura ser contrária a esse tipo de colocação que está acontecendo no Brasil. É bom que os alunos já vão se acostumando com as publicações científicas, além de surgirem novos talentos”, afirmou. 

O Prêmio Novos Pesquisadores tem por objetivo estimular a inserção dos estudantes da Educação Básica em ações e procedimentos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a curiosidade, a criatividade, o interesse e resgate histórico, o questionamento à realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos. A participação do concurso está condicionada à elaboração de um artigo científico sobre a cidade de Maricá, obedecendo aos critérios e ao perfil dos participantes estabelecidos no edital de abertura. 

Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. Todos os participantes – orientadores e estudantes – receberão um certificado de participação e poderão ter seus artigos científicos publicados pelas organizações participantes. 

Segue abaixo os links com o edital do concurso e o modelo do artigo científico

EDITAL IV PRÊMIO NOVOS PESQUISADORES – EDIÇÃO 2021

MODELO DO ARTIGO CIENTÍFICOVIALuis Muralha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.