Assistência Social promove workshop sobre Libras
Teve início nesta segunda-feira, 02/08, até a próxima sexta-feira, 06/08, a Secretaria de Assistência Social de Maricá, realiza, em parceria com a Prefeitura de Niterói, o primeiro Workshop de Iniciação e Sensibilização de Libras “Você Sabe Ouvir”. O evento, que conta com a participação de servidores da pasta, objetiva capacitar a equipe para se comunicar com deficientes auditivos com eficiência nos aparelhos públicos, através da língua de sinais e gestos.
“No fim da semana teremos concluídos a capacitação de profissionais da Secretaria de Assistência Social que atuam, principalmente, na linha de frente dos equipamentos públicos. O workshop acontece em um momento que a gente tem recebido uma alta demanda de deficientes auditivos que procuram nossos serviços”, explicou Michele Abreu, coordenadora da Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social.
O workshop de Iniciação e Sensibilização de Libras “Você Sabe Ouvir”, que acontece no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro, teve neste primeiro dia a apresentação da Coordenação de Reabilitação, abordando as demandas recebidas nos equipamentos da Assistência Social. Na terça- feira (03) e quarta-feira(04) os profissionais da Proteção Básica dividirão suas experiências com o público, e na sexta-feira, 06/08, o evento terá encerramento com a Coordenação de Proteção Especial.
A diretora da Secretaria de Acessibilidade de Niterói, Carolina Basílio, ressaltou a importância da parceria do município com Maricá.
“Entendemos o uão necessário é fazer este trabalho com os servidores, a fim de expandir o atendimento à pessoa surda”, comentou a diretora.
Ao todo, o evento conta com 15 participantes que são capacitados presencialmente na cidade. Todos os alunos receberam uma apostila desenvolvida pelos dois municípios. Todos os cuidados sanitários estão sendo tomados para que o workshop aconteça com segurança, como uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel.
Ana Cristina Silva é uma das participantes. Funcionária do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial (Sarem), ela conta que o treinamento terá grande utilidade no seu trabalho, onde poderá prestar um serviço melhor.
“Vim aqui aprender libras para servir melhor a quem precisa, tenho certeza que ao final terei o conhecimento necessário para quem chegar”, disse.