Vereadores discutem a segurança pública de Maricá
Durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (11), foi debatida a segurança pública de Maricá. Os vereadores falaram sobre os avanços alcançados pelo município e discutiram também a necessidade de implantação de mais mecanismos de defesa para manter a tranquilidade da cidade. O vereador Danilo Santos falou sobre a audiência pública realizada nesta terça-feira (10) que tratou sobre a segurança e o armamento da Guarda Municipal. “Minha preocupação é o município prover segurança pública do melhor modo possível para a população”, disse.
O vereador Ricardinho Netuno opinou positivamente para o armamento da Guarda Municipal. O vereador Xandi de Bambuí elogiou o trabalho feito pelo secretário de Ordem Pública, Júlio Veras, no combate à violência.
Votação do Dia – Foi votado e aprovado, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 05/202, de autoria do Poder Executivo, que dá nova redação à alínea “J” do Inciso II do artigo 3º da Lei Complementar nº 337 que Institui o Plano Municipal de Proteção e Conservação Ambiental. A alteração é devido a erro de digitação. A redação passa a viger da seguinte forma:
Art. 1º Fica alterada a alínea “j” do inciso II do artigo 3º da Lei Complementar nº 337, de 16 de junho de 2021, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 3º (…)
(…)
II –
(…)
j) serviços públicos, infraestrutura, manutenção e instalações operacionais do saneamento básico, conforme definido no art 3º inciso I, alíneas a,b,c e d da Lei nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007;
(…)”
Moções – Foi votada moção de autoria do vereador Robgol a Adílio de Oliveira Gonçalves pela grande contribuição ao futebol brasileiro. Também foram votadas moções de autoria do vereador Xandi de Bambuí ao chefe de setor do núcleo de conservação da Somar; Alexandro Rodrigues da Costa e a Renato da Costa Machado, Presidente da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).
Também foram votadas moções de autoria do vereador Netuno ao profissional de Educação Física Marcelo Laranja Pinheiro, a Stephanie Martins Vasconcellos, campeã na categoria FLY kg, no 14º Campeonato Brasileiro de Muaythai, a Pedro Duarte Guimarães, Ph.D e mestre em economia pela PUC/RJ.
Também foi votada moção de autoria do vereador Danilo Santos ao Policial Civil aposentado Carlos Alberto Barbosa de Oliveira, pelos préstimos serviços prestados à comunidade maricaense.
Os vereadores votaram Moção de autoria do vereador Hadesh a Wellington Mendes Maturana pelo grande papel desempenhado na Polícia Militar.