ENTRETENIMENTOPOLÍTICA

Saúde promove roda de conversa online para gestantes

A Atenção Primária à Saúde de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, mensalmente, encontros online com a finalidade de fortalecer o vínculo entre a gestante, seu parceiro e os profissionais da saúde da rede. A roda de conversa de setembro acontecerá no dia 2, às 10h, com o tema “Higiene e Saúde Bucal”. O objetivo deste grupo é trazer à reflexão e propiciar conversas sobre temas importantes durante todo o pré-natal. Para ter acesso à roda de conversa, basta clicar no link: https://bityli.com/aNrUj.

A ação faz parte do Plano Municipal de Saúde para organização da linha de cuidados materno-infantil.  Participam da live a odontopediatra Fernanda Fontoura, que integrou a rede de saúde de Maricá por 26 anos e Ramile Barra, cirurgiã-dentista da USF São José I. A mediação ficará a cargo de José Mário Faria dos Santos, médico ginecologista que atua no Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM); ao lado de Mônica Loureiro Baptista, psicóloga.

“É mito afirmar que a gestante não pode ir ao dentista. Muito pelo contrário, deve ir. Inflamações ou infecções na gengiva ou dente podem provocar partos prematuros e serem focos de infecções para os bebês. No primeiro trimestre as intervenções têm que ser mais cuidadosas, principalmente no que diz respeito ao uso de medicações, o que pode ser ajustado com o obstetra, que ajudará a indicar o mais seguro naquele momento. Não tem o menor sentido seguir a gestação toda com abscessos dentários, cáries, gengivites, se há como tratar ou minimizar corretamente. Além da importância da orientação da mãe quanto à saúde bucal do bebê, que acontece mesmo antes do primeiro dentinho nascer”, explica a subsecretária de Saúde, a médica obstetra Claudia Rogeria Lima.

“No evento online, a gente vai desmistificar a crença de que saúde bucal fica em segundo plano, quando na verdade é importante esse cuidado desde o primeiro trimestre de gravidez. Depois disso, vamos preparando a mãe para o momento em que o bebê nascer, porque ela está fazendo o enxoval, não sabe se compra chupeta e mamadeira ou não, como vai preparar o peito para a amamentação, até onde buscar informações. Depois que o bebê nasce a mulher fica muito vulnerável e cansada para assimilar tanta informação”, revela a cirurgiã-dentista o o e odontopediatra Fernanda Fontoura

Segundo o médico José Mário Santos, responsável pela pasta Saúde da Mulher e idealizador do projeto, as consultas da gestante e do parceiro são importantes.

“Além do leque de consultas que são parâmetros para o Ministério da Saúde que são a presença e a efetivação da consulta com a Odontologia, tanto do parceiro quanto da mulher, é importante lembrar que existem alterações bucais como a doença periodontal, o abscesso dento- alveolar, que estão relacionadas a algumas doenças intercorrentes da gravidez, como a infecção do trato urinário, por exemplo, que é motivo e causa de parto prematuro. Existem também as doenças da má oclusão bucal, que podem levar à cefaleia, que confunde a gestante com outros sintomas. E, às vezes, o desgaste também da articulação temporomandibular pode levar à dor, nevralgia do trigêmeo”, explica.

SERVIÇO: Roda de conversa para gestantes sobre saúde bucal

Data: 02/09

Horário: 10h

Acesso: https://bityli.com/aNrUj

error: Conteúdo protegido!