ENTRETENIMENTO

Dia da Árvore é comemorado com doação e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

A Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Cidade Sustentável, realizou na nesta terça-feira (21/09) duas ações em comemoração ao Dia da Árvore. Na primeira, houve uma edição especial do programa Maricá+Verde, que doa mudas de espécies nativas de Mata Atlântica para a população, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A atividade teve procura recorde e as 120 mudas disponibilizadas para doação foram esgotadas em pouco mais de meia hora. A segunda ação ocorreu no Silvado, onde outras 100 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas.

Durante o ato no Silvado, o secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira, anunciou a criação do chamado Banco de Áreas, no qual proprietários de terras do município poderão disponibilizar espaços para reflorestamento dentro de suas propriedades. Em contrapartida, quem se cadastrar através do e-mail maricamaisverde.ambiente@gmail.com terá acesso gratuito ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento obrigatório a todos os donos de áreas rurais através do qual o Governo Federal regulariza as propriedades.

“Esta área é um exemplo, pois foi doada pela Fazenda Toulon e já plantamos aqui cerca de 30 mil mudas. Hoje fizemos o plantio de mais 100 para marcar essa data. O que queremos é reflorestar áreas que foram degradadas e, para isso, basta que o proprietário nos procure através do e-mail, manifestando seu desejo de nos doar um espaço”, explicou o secretário.

A ação de plantio foi realizada em uma área de reflorestamento na Estrada do Caboclo. Entre as espécies plantadas estão a sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), a quaresmeira (Tibouchina granulosa) e os ipês rosa (Handroanthus heptaphyllus) e amarelo (Handroanthus albus). Uma das mudas de quaresmeira foi plantada pela servidora pública Alice Antunes, de 20 anos, grávida de oito meses, dentro do slogan ‘Pensar no Amanhã é Começar Agindo Hoje’.

“Temos que pensar no futuro dos que estão chegando, pois são eles que vão colher o que plantamos hoje”, disse a gestante.

Edição do Maricá+Verde no Centro

No Centro, a edição especial do Maricá+Verde ofereceu para a população espécies como ipê rosa, araçá roxo (Psidium myrtoides), palmeira-garrafa (Hyophorbe lagenicaulis), areca (Dypsis lutescens), ameixa (Prunus) e capim-limão (Cymbopogon citratus). Uma fila se formou ao lado da tenda montada na praça e as 120 mudas se esgotaram rapidamente.

“Isso tem tudo a ver com o dia e acabou rápido assim porque as pessoas sempre querem. As árvores têm essa coisa de remeter à nossa infância e a prefeitura está de parabéns pelo projeto. Temos mesmo que plantar muito e preservar”, avaliou Raul Menezes, de 33 anos, que mora no Centro e levou para casa um ipê rosa.

error: Conteúdo protegido!