ENTRETENIMENTOPOLÍTICA

Prefeitura lança programa Sanear Maricá

A Prefeitura de Maricá lançou nesta sexta-feira (19/11) o programa ‘Sanear Maricá’ com realização do 1º Seminário Sanemar, que aconteceu na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, com o tema ‘Os Desafios do Saneamento’. O programa do governo municipal, elaborado pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), levará abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário para as comunidades mais carentes.

Ao longo de todo o dia, foram debatidas diversas ações e propostas. Entre os palestrantes estavam Sérgio Braga, diretor-superintendente da concessionária Águas do Rio (que assumiu neste mês os serviços antes operados pela Cedae), e um dos diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), Oscar Cordeiro Neto. A apresentação de abertura foi feita pela presidente da Sanemar, Rita Rocha.  Ela mostrou o projeto de interligação entre as estações de tratamento de água do Bananal e do Centro da cidade, além da extensão de mais de 7 quilômetros de rede em áreas carentes de Itaipuaçu e Ponta Negra.

O prefeito Fabiano Horta também participou da primeira mesa e afirmou que o objetivo central do seminário é dar a Maricá a dimensão que o saneamento representa. “Temos o desafio de enfrentar a falta d’água na cidade que mais cresce no estado e de encaminhar o fornecimento adequado de água e esgoto na cidade. O seminário dialoga com o município, mas também com outros entes importantes, e nós estamos trabalhando muito nesse debate construtivo. Em breve vamos sentir os avanços como resultado”, projetou.

Para Rita Rocha, o projeto ‘Sanear Comunidade’ é um dos carros-chefes de todo o programa, pois vai proporcionar uma aproximação maior com a sociedade e iniciar atividades com a camada mais vulnerável da população.

“Para essas pessoas que vivem esse  drama social e não podem esperar pelas obras previstas para durar entre 20 e 30 meses, nós vamos trazer ações que façam uma diferença imediata no abastecimento delas, como a expansão das redes e a construção de cisternas, algumas coletivas, para atender mais gente possível. A Prefeitura e a Sanemar não vão descansar enquanto não melhorarmos os índices de cobertura de água e esgoto na cidade”, garantiu a presidente da Companhia de Saneamento de Maricá.

Em sua fala, o diretor-superintendente da Águas do Rio mostrou que a concessionária pretende investir mais de R$ 255 milhões nos primeiros cinco anos, ultrapassando R$ 438 milhões ao final da concessão, que dura 35 anos. Outra meta é chegar próximo a 100% de cobertura de água e esgoto nos próximos 12 anos – atualmente, o índice é de 46% da cidade. Para isso, a empresa tem projetos como a construção de uma barragem a ‘fio de água’ vinda do rio Tanguá, além do estudo de fontes alternativas de captação.

“Para nós, esse desafio também se traduz na oportunidade de reverter essa falta de saneamento, que é injusta com o crescimento que a cidade experimenta. São obras complexas mas nas quais temos prática e cremos que vamos virar em jogo. Nesse sentido, o apoio da Prefeitura faz toda a diferença e esse seminário mostra isso, uma iniciativa campeã”, exaltou Sérgio Braga.

Por sua vez, Oscar Cordeiro Neto considerou o evento pertinente e oportuno. “É importante que os municípios e a sociedade participem desse debate para, por exemplo, rever o Plano Municipal de Saneamento Básico, que é um item fundamental nesse processo”, avaliou o diretor da ANA.

error: Conteúdo protegido!