ENTRETENIMENTO

Concurso Maricá RJ: novo edital está previsto para 2022 

O município de Maricá, no Rio de Janeiro, deve ter um novo concurso público em 2022. A oferta será para ingresso na Companhia de Saneamento (Sanemar). A informação foi confirmada pela presidente da autarquia, Rita Rocha:

”Ainda este ano a Sanemar planeja promover novo concurso público para lotação do seu quadro próprio de fiscais de maneira a estruturar o setor da Companhia, já que a cobertura de saneamento vem crescendo em Maricá”, anunciou a presidente da Sanemar.

De acordo com Rita, o saneamento na cidade de Maricá vem crescendo nos últimos anos. Com isso, será necessário ampliar o número de fiscalizações na cidade. O que indica a contratação de novos profissionais. 

Ainda não foi informado o número de vagas, requisitos e uma data para publicação do edital. Tais detalhes devem ser divulgados em breve. 

O último concurso foi realizado em 2018, com vagas para fiscais de obras e meio ambiente. O cargo teve como requisito o ensino médio completo com curso técnico em Edificações ou diploma de graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura.

Na época, as remunerações eram de R$2.273,71 para jornada de 40 horas de trabalho por semana. Os candidatos ao cargo foram avaliados por etapa única: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. 

Ao todo, foram cobradas 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico e Noções de Informática: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Aprovados no concurso Maricá RJ 2018 fazem treinamento

No dia 1º de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Maricá iniciou um treinamento para os fiscais de obras e meio ambiente , aprovados no último concurso. 

Os agentes atuarão especificamente na questão do saneamento e, por isso, ficarão fisicamente dentro da Sanemar, estrutura responsável pelo esgotamento sanitário da cidade.

Segundo o diretor e fiscal de obra, Bruno Marins, responsável por ministrar o treinamento, com cerca de 30 dias de duração, as oficinas abordarão questões como legislação urbanística e saneamento básico. 

Haverá também palestras e visitas técnicas às estruturas de saneamento, ao sistema lagunar, à sede do INEA, entre outras atividades teóricas e práticas.

“Temos uma deficiência com a fiscalização no município e com o crescimento constante da cidade, vimos a necessidade de ter um trabalho mais focado na questão do saneamento”, explicou Bruno. “Para acompanhar esse crescimento aumentamos a nossa estrutura e o polo Sanemar vem justamente para isso, para encontrar as soluções que o município precisa para levar saneamento à população e esses fiscais fazem parte dessas soluções”, frisou o diretor.

A engenheira civil, Isabela Bessa, 28 anos, que assumiu o cargo de fiscal de obras e meio ambiente, também ressaltou a importância do treinamento.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile