ENTRETENIMENTO

Prefeitura estuda utilizar resíduos orgânicos na produção de adubos 

A Prefeitura de Maricá recebeu nesta segunda-feira (21/02) pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para uma visita ao Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, e em uma granja no Retiro. Nos locais foram feitos levantamentos dos resíduos orgânicos que podem ser utilizados na produção de insumos do Inova Agroecologia Maricá. O projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) prevê a criação e a implantação de um centro tecnológico voltado à agroecologia, em parceria com a UFRRJ.

O engenheiro agrônomo do UFRRJ, Giovane Leal de Souza Silva, destacou a importância dos estudos para alinhar as próximas etapas do Inova Agroecologia Maricá.

“Podemos usar as sobras orgânicas do restaurante e da granja na produção desses insumos. Assim conseguiremos melhorar a produção dos novos alimentos”, disse destacando que o grupo também visitou uma granja no Retiro.

O superintendente de Projetos e Arranjos Produtivos da Codemar, Clodoaldo Brandão, afirmou que está em elaboração uma proposta para estruturar e recompor o arranjo produtivo agroalimentar local em maricá.

“A ideia é utilizar resíduos de alimentos, de granjas, das podas das árvores e demais plantas dos canteiros e praças, bem como outras fontes de resíduos orgânicos que estão sendo prospectados, para serem convertidos em compostos orgânicos, visando sua utilização na adubação das hortas e demais cultivos agroecológicos existentes e outros que serão implantados em nosso município”, acrescentou.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile