ENTRETENIMENTO

Qualifica Maricá forma mais de 650 alunos em diferentes cursos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), realizou a formatura da primeira turma do programa Qualifica Maricá, na sexta-feira (15/07), com 652 alunos, de dez diferentes cursos, que receberam o certificado no Cine Henfil, no Centro.

Os cursos oferecidos foram de pedreiro de alvenaria, operador de computador, mecânico de motocicletas, instalador hidráulico, formação inicial de gesseiro, eletricista predial, camareira, assistente de recursos humanos, assistente administrativo e assistente de logística. Foram três meses de aulas, em quatro diferentes polos: Inoã, Centro, Condado e Itaipuaçu.

“Nós já estamos com as aulas do segundo ciclo em andamento. Em cada um dos distritos oferecemos mais de mil vagas. Tivemos uma procura muito grande em todos eles. Queremos que o cidadão e a cidadã da cidade aproveitem da melhor forma possível o crescimento da cidade e que estejam preparados para disputar as melhores vagas de trabalho e, por isso, a importância da qualificação profissional. Ano que vem, iremos iniciar os cursos técnicos, criando toda uma estrutura de recursos humanos para que os moradores aproveitem”, explicou o presidente ICTIM, Celso Pansera.

O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, ressaltou que o objetivo é fomentar a geração de emprego e renda, através da qualificação profissional. “A qualificação faz com que famílias tenham oportunidade de mudança de vida, garantindo uma nova fonte de renda. A mão de obra qualificada com conhecimento técnico é necessária no mercado de trabalho. Por isso, investir em qualificação profissional é a melhor escolha para o sucesso!”, pontuou.

Alunos comemoram a certificação

Moradora de Inoã, Gilmara Fidelis, optou pelo curso de pedreiro de alvenaria, pois acredita que irá agregar ao seu ofício. “Trabalho como pintora e por isso escolhi esse curso. Essa é uma profissão que tem crescido cada dia mais e são poucas as mulheres nela. Temos que mudar essa realidade”, disse.

Aluna do Qualifica Maricá, Gabriela Ribeiro, conta que adquiriu muito conhecimento com o curso de operador de computador. “Aprendi muito nesse curso, foi uma oportunidade maravilhosa! Sempre tive vontade de conhecer mais sobre computadores. Estou fazendo também o curso de assistente administrativo e futuramente quero fazer uma faculdade”, expôs.

Mecânico de veículos a diesel, Gilberto Silva, quer expandir os negócios e optou pelo curso de mecânico de motocicletas. “Conhecimento nunca é demais. Já tenho toda influência com a mecânica e o curso me atraiu muito. Minha intenção é melhorar e aperfeiçoar sobre a mecânica de outros veículos”, finalizou.

Mais cursos em setembro

Pelo edital, publicado no portal do ICTIM (www.ictim.com.br), a cada término de curso, um novo sorteio será realizado. O projeto foi dividido em três etapas ao longo de 2022: primeiro ciclo em março, abril e maio; segundo ciclo em junho, julho e agosto; e terceiro ciclo em setembro, outubro e novembro. A lista dos sorteados pode ser acessada pelo site: www.qualificamarica.com.br.

Sobre o programa

O Qualifica Maricá faz parte de um Programa que promove a qualificação e aperfeiçoamento profissional dos cidadãos, que favorece o desenvolvimento de competências requeridas pelo mercado de trabalho, facilitando a sua inserção e reinserção ou a estruturação de um empreendimento próprio.

Um comentário sobre “Qualifica Maricá forma mais de 650 alunos em diferentes cursos

  • Como faço pra me escrever?

Fechado para comentários.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile