Sanemar apresenta o Programa Socioambiental para agentes de saúde
Agentes comunitários de saúde que atuam nos distritos de Inoã e Itaipuaçu foram apresentados ao Programa Socioambiental Sanear Saúde, de iniciativa da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), em reunião realizada na quinta-feira (13/10), no auditório do Banco Mumbuca. O projeto, que tem por objetivo propor ações contínuas de integração entre saneamento básico e saúde, foi apresentado pela diretora comercial da Sanemar, Simone Costa.
No encontro, que contou com a participação de agentes comunitários das Unidades de Saúde da Família (USF) de Inoã 1 e 2; Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, Recanto, Chácara de Inoã e Jardim Atlântico, Simone falou da importância do trabalho desses profissionais e de como eles podem ajudar a Sanemar a pensar iniciativas voltadas às necessidades dos moradores dessas localidades.
“É fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos ao que acontece com as famílias assistidas. Enquanto as grandes obras do sistema público de esgotamento sanitário estão sendo desenvolvidas, podemos realizar ações para evitar doenças e transformar a vida das pessoas”, afirmou Simone.
Na avaliação de Juliana Fonseca de Sousa, agente comunitária de saúde do Minha Casa Minha Vida de Inoã, o encontro agregou a seu trabalho. “Que venham mais reuniões como esta. É muito importante ter conhecimento para poder passar a informação certa aos nossos pacientes. Eventos como este nos dão mais segurança na execução do nosso trabalho”, disse ela.