ENTRETENIMENTO

Maricá: Curso de Libras oferecido gratuitamente pela Prefeitura tem todas as 200 vagas preenchidas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, preencheu todas as 200 vagas oferecidas para o curso de formação inicial e continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a ONG Contato vai capacitar gratuitamente alunos na modalidade de ensino a distância (EAD). Ao todo, o curso recebeu 3.044 inscritos.

As aulas que acontecem online via plataforma zoom e tiveram início no último dia 21/11, têm previsão de conclusão em julho de 2023, com carga horária total de 160 horas, encontros acontecendo uma vez por semana (duas horas por aula) e emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As 200 vagas ofertadas foram preenchidas primeiramente por cadastros da lista de espera das turmas do primeiro semestre de 2021, na sequência, por novos inscritos, sendo prioridade os familiares de pessoas com deficiência auditiva e por último, por servidores públicos que atuam com atendimento ao público.

A convocação para entrega dos documentos pelos selecionados se deu pelos meios oficiais de comunicação do IFF (e-mail, SMS ou whatsapp) e seguiu a ordem cronológica das inscrições por turma, conforme escolhida pelo interessado no ato do cadastro.

Aos que declararam ser parentes de pessoas surdas e não conseguiram comprovar o vínculo ou a deficiência no ato da inscrição, por meio da apresentação de laudo médico, com o número do CID e uma declaração de parentesco, foram remanejados para a lista de espera de ampla concorrência, respeitando a data e o horário do registro do cadastro no google doc. Aos que foram chamados e não responderam o chamado, foram retirados da lista de espera de forma permanente.

Aula inaugural 

Na aula inaugural do curso que aconteceu no auditório do IFF, no último dia 12/11, a professora Raquel Nogueira ensinou as letras de A a Z na Língua de Sinais e explicou a metodologia de trabalho do curso, que terá duração de nove meses.

A subsecretária de Políticas Inclusivas, Fernanda Spitz, afirmou que o objetivo principal da qualificação é que as pessoas surdas sejam compreendidas em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou no lazer. “Ela precisa chegar na escola, hospital ou na comunicação em casa e ser compreendida. Por isso, é importante a formação de servidores públicos e dos familiares”, declarou Spitz.

A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá. Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de libras, uma profissão em ascensão.

Suporte aos alunos com dificuldades no acesso à tecnologia

Os matriculados no curso de Libras que tenham dificuldades de acesso à internet, ou que necessitem de equipamentos de tecnologia assistiva para o uso do computador, poderão utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), que estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede técnica da unidade, que fica na Rua Boaz Velasco, quadra 27, lote 01, Centro. O espaço possui acessibilidade, monitores de atividade e intérpretes de libras para auxiliar os alunos interessados.

Um comentário sobre “Maricá: Curso de Libras oferecido gratuitamente pela Prefeitura tem todas as 200 vagas preenchidas

  • Cursos de inclusão são de grande importância e seria excelente que esse projeto pudesse atender a todos os inscritos não contemplados nesta primeira fase. E que se abram outros na área inclusão.

Fechado para comentários.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile