ATUALIDADESPOLÍCIA

Gripe aviária é confirmada em Maricá pelo Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou na noite desta quinta-feira, 20, um caso de gripe aviária na cidade de Maricá.

O vírus foi identificado em um pássaro da espécie trinta-réis-real, porém, nenhum detalhe específico, incluindo o bairro onde a ave foi encontrada, foi divulgado até o momento.

Desde o dia 31 de maio, a Prefeitura de Maricá havia publicado um alerta com orientações para casos suspeitos de gripe aviária no município, com o objetivo de garantir a segurança da população.

Em casos de mortalidade anormal de animais, é recomendado evitar contato com os restos mortais e notificar a Vigilância em Saúde Ambiental através do número (21) 96452-1960, do email notifica.viambmarica@gmail.com ou de forma presencial no edifício Maricá Center, localizado às margens da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), altura do km 28,5.

Caso algum cidadão identifique aves ou mamíferos em situação agonizante ou que apresentem corrimento, inchaço nos olhos, dificuldade para respirar, incapacidade de se levantar ou andar, convulsões e tremores, também é recomendado acionar as autoridades competentes.

O Ministério da Agricultura decretou estado de emergência zoosanitária por 180 dias em todo o território brasileiro, a partir do dia 22 de maio, devido à alta patogenicidade do vírus, e as orientações seguem essa medida para garantir a prevenção e controle da doença. Até o momento, não há registro de casos de animais infectados pela gripe aviária em Maricá.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile