Inscrições para o “Bolsa Mumbuca” devem abrir até Dezembro;confira a documentação
Os programas sociais de Maricá (RJ) têm sido destaque e são seguidos por muitas cidades no Estado do Rio de Janeiro. Um desses programas é o ‘Renda Básica da Cidadania’, conhecido como ‘Bolsa Mumbuca’, criado em dezembro de 2013.
Atualmente, mais de 40 mil moradores de Maricá recebem o benefício, que atualmente está em R$170 mensais e iniciou com R$70 no começo do programa, com a expectativa de chegar a R$300 em 2016, algo que não aconteceu. Muitas famílias recebem o benefício, mas a maioria ainda não conseguiu se cadastrar no programa, já que a última inscrição foi aberta em novembro de 2019.
A prefeitura de Maricá informa que, antes de abrir o período de inscrições para novos beneficiários, haverá um recadastramento dos que já recebem o Renda Básica da Cidadania através do Banco Mumbuca. A previsão é de que as inscrições abram até dezembro de 2023, já que 2024 é ano eleitoral e não se pode conceder benefícios. De antemão, trazemos quais documentos serão solicitados quando as inscrições forem abertas, para que você não seja pego de surpresa.
Normalmente, a documentação exigida pela Secretaria de Economia Solidária para a inscrição no ‘Bolsa Mumbuca’ é:
- Inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), feita em um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) no município de Maricá (RJ);
- Cópia de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Número de Identificação Social (NIS) [NIS e PIS compartilham o mesmo número];
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de residência que comprove moradia em Maricá há no mínimo três anos;
- Em caso de aposentadoria: extrato do benefício do INSS;
- Em caso de filhos: cópia da certidão de nascimento e cartão de vacinação (se menor de 5 anos de idade) / Se maior de 5 anos, apresentar declaração escolar atualizada;
- Em caso de gestante: apresentar cartão do pré-natal.