ATUALIDADESBAIRROSPOLÍTICA

Caixa anuncia disponibilidade do FGTS Futuro para compra da casa própria a partir de abril

A Caixa Econômica Federal anunciou que a modalidade FGTS Futuro estará disponível para contratação a partir de abril deste ano. A medida foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS nesta terça-feira (26) e beneficiará trabalhadores com renda de até R$ 2.640.

O FGTS Futuro poderá ser utilizado para a compra de imóveis novos e usados através do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Caixa, o titular da conta vinculada do FGTS poderá autorizar o uso do crédito no momento da contratação do financiamento, com um prazo de até 120 meses (dez anos) para pagamento.

Durante o processo de contratação, o banco informará ao trabalhador a capacidade de pagamento para o financiamento habitacional, com e sem a utilização dos depósitos futuros. Caso o trabalhador opte pelo uso do FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Em caso de demissão, o montante utilizado do FGTS será incorporado ao saldo devedor do financiamento por até seis meses consecutivos. Após esse período, a parcela do financiamento será reajustada para incluir o valor dos depósitos futuros.

A medida visa auxiliar famílias de baixa renda na aquisição de imóveis e foi elaborada pelo Conselho Curador do FGTS ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta é ampliar o atendimento para todas as faixas de renda, chegando ao limite de R$ 8 mil.

Para utilizar o FGTS Futuro, os trabalhadores devem informar o banco no qual realizarão o financiamento imobiliário e passar os valores que serão transferidos automaticamente pela Caixa.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile