Casos de furtos, estelionatos e estupros aumentam nos primeiros meses de 2024 em Maricá
O município de Maricá enfrenta um preocupante aumento nos índices de criminalidade nos primeiros meses de 2024, de acordo com dados abrangentes divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Os números revelam um crescimento no número total de furtos, estelionatos e estupros, enquanto alguns outros crimes apresentaram queda.
Entre janeiro e março de 2024, Maricá registrou um total de 421 casos de furtos, representando um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 381 casos. Essa estatística alarmante requer a atenção das autoridades responsáveis pela segurança pública, bem como da população em geral.
Por outro lado, houve uma diminuição no número de roubos de rua no primeiro trimestre de 2024, com a cidade registrando 66 casos, em comparação aos 75 casos do mesmo período em 2023. Similarmente, os casos de roubo a residência também diminuíram, com apenas um registro em 2024, em contraste com os sete casos do ano anterior.
No entanto, o levantamento realizado por um jornal local apontou um crescimento significativo de 51% nos casos de estelionato durante o mesmo período. Entre janeiro e março de 2024, foram registrados 497 casos, enquanto no mesmo período em 2023 foram contabilizados 329 casos. Esse aumento substancial nos golpes e fraudes destaca a necessidade de medidas efetivas para combater esse tipo de crime.
Outro dado alarmante é o aumento de 20% nos casos de estupros. Maricá registrou 29 casos no primeiro trimestre de 2024, mostrando a importância de se fortalecer a proteção às vítimas e intensificar os esforços para prevenir e combater esse crime hediondo.
Além disso, uma modalidade de crime que voltou a ocorrer no município é o sequestro relâmpago. Segundo os dados do ISP, Maricá registrou dois casos entre janeiro e março de 2024, enquanto nenhum caso foi registrado no mesmo período do ano anterior. Essa situação exige uma atenção especial das autoridades e medidas específicas para reprimir esse tipo de crime.