Polícia Apreende Papagaio Mantido Ilegalmente em Cativeiro em Maricá
Em uma ação de combate aos crimes contra a fauna, a Polícia Militar apreendeu um papagaio mantido ilegalmente em cativeiro em uma residência no Condomínio Elisa, em Ponta Grossa, Maricá.
A operação teve origem em uma denúncia recebida pela 6ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAM). A equipe da PM, composta pelo Subtenente Pascoal e pelo Cabo F. Santos, foi até o endereço mencionado na denúncia, onde fez contato com o morador, identificado como Paulo Roberto Lopes.
De acordo com o relato policial, ao ser informado sobre a denúncia, o autor autorizou a entrada da equipe em sua residência. Na fiscalização, os agentes encontraram um papagaio mantido em cativeiro, sem a devida anilha de identificação, como exige a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nº 10/2011.
Diante da situação, com base no artigo 29, parágrafo 1º, inciso III, da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), a equipe apreendeu o animal silvestre e o levou para a 82ª Delegacia de Polícia, na área de jurisdição, onde os fatos foram apresentados à autoridade policial competente. O autor foi autuado por manter animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização.
A ocorrência segue em andamento, e a Polícia investiga o caso para apurar possíveis outros envolvidos e adotar as medidas legais cabíveis.