sábado, junho 22, 2024
ATUALIDADESBAIRROSPOLÍCIA

PM Realiza Operação e Apreende Pássaros Silvestres em Cativeiro Ilegal em Maricá

Em uma ação de combate ao tráfico e posse ilegal de animais da fauna silvestre, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou uma operação na manhã deste domingo, 09 de junho de 2024, na Rua Ver. Tuninho do Birinigth, no bairro Jardim Beira Mar, em Maricá.

Cumprindo a OPOL n° 300/24, a equipe da PM, durante patrulhamento de rotina, avistou um bar na citada rua com várias gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre. Ao perceberem a presença da viatura, alguns indivíduos não identificados fugiram do local.

Na fiscalização, os agentes constataram que algumas das aves não possuíam a anilha de identificação obrigatória e tampouco a documentação pertinente para a criação de passeriformes, conforme estabelecido pela Instrução Normativa 10/2011 do IBAMA.

Questionadas, as testemunhas presentes no local não souberam informar quem seria o responsável pelos animais, e nenhuma pessoa se apresentou como proprietário.

Diante dos fatos e com base no Art. 29, § 1°, Inciso III, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), a equipe da PM recolheu os seguintes pássaros silvestres:

  • 5 Canários-da-terra
  • 4 Trincas-ferro
  • 2 Tizius
  • 2 Coleiros
  • 1 Tico-tico
  • 1 Bico-de-lacre

Os animais apreendidos foram encaminhados à 82ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi apresentado à autoridade policial competente. Em seguida, os pássaros serão transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Seropédica, para os devidos cuidados e posterior destinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!