Fiscais do Procon-RJ recolhem mais de 90 kg de carnes impróprias em Maricá
Mais de 90 quilos de carnes bovinas, suínas e de frango foram apreendidos em dois dos três açougues fiscalizados por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ, nesta quinta-feira (23), nos bairros São José de Imbassaí e no Centro de Maricá. Os responsáveis pelos supermercados foram autuados devido a diversas irregularidades, como falhas no armazenamento, higiene inadequada e alimentos fora do prazo de validade.
Principais irregularidades encontradas
Os fiscais identificaram problemas em duas redes de supermercados:
• Prazo de validade vencido: carnes suínas e frangos temperados estavam com o prazo de validade expirado.
• Ausência de informações obrigatórias: produtos sem identificação de data de manipulação ou validade.
• Estrutura precária: câmaras frigoríficas com portas danificadas, pisos rachados e acúmulo de resíduos e água, comprometendo a conservação dos alimentos.
Produtos recolhidos
Entre os alimentos impróprios recolhidos, destacam-se:
• 20 kg de salsichas sem data de acondicionamento;
• 7,6 kg de paletas suínas vencidas;
• 28 kg de frango temperado vencido;
• 20 kg de chuletas bovinas e 17 kg de pés de galinha sem identificação de validade.
Além disso, 101 quilos de outros alimentos, como queijo minas, doces, azeitonas e frios em geral, também foram recolhidos.
Outras infrações
Em uma das lojas, o setor de padaria foi interditado devido à manipulação de alimentos em condições insalubres, com ausência de isolamento contra insetos e poeira. Além disso, o uso de botijões de gás sem autorização do Corpo de Bombeiros foi suspenso.
Consequências
As lojas autuadas, pertencentes às redes Supermarket e Grãos de Ouro, têm 15 dias para apresentar defesa aos órgãos de fiscalização. Os alimentos apreendidos foram descartados para evitar qualquer risco de consumo.
O Procon-RJ reforça que a fiscalização segue rigorosa para garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde da população.