Mulher é presa por agressão e injúria racial dentro de “vermelhinho” em Maricá
Na noite desta terça-feira (05/08), uma mulher foi presa por agressão e injúria racial após causar confusão dentro de um ônibus da linha “vermelhinho”, próximo ao Posto de Saúde de Santa Rita, em Maricá. A ação contou com o apoio da equipe Alfa da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e do RAS, da Guarda Municipal.
A confusão começou quando a mulher, agrediu fisicamente a filha de outra passageira e passou a proferir ofensas de baixo calão contra outra mulher, esta identificada como seguidora de religião de matriz africana. A situação gerou revolta nos demais passageiros e levou um dos ocupantes a desembarcar e acionar a Guarda Municipal.
Ao entrarem no coletivo, os agentes encontraram a suspeita em visível estado de alteração, gritando, xingando os passageiros e atacando verbalmente, de forma racista, e a guarda municipal, chamando-a de “negra”, “macaca” e “safada”. Mesmo diante das ofensas, a agente tentou conduzir a mulher com tranquilidade para fora do ônibus, mas a mulher resistiu à ordem.
Segundo a equipe, um dos passageiros já havia imobilizado a agressora, o que causou uma leve escoriação em seu rosto. No momento da abordagem, a mulher continuava exaltada e desrespeitando todas as ordens legais da Guarda.
Diante do risco à integridade física dos envolvidos, os agentes fizeram uso de algemas. Durante a condução, a mulher ainda tentou agredir a equipe da ROMU, danificou um dos bancos da viatura e chegou a tentar morder um dos guardas municipais.
A mulher foi levada para a 76ª DP (Centro de Niterói), onde permaneceu presa por agressão e injúria racial, ficando à disposição da Justiça.