NOTÍCIAS

Bancários de todo o país fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira

Bancários de todo o Brasil realizam nesta quinta-feira uma paralisação de 24 horas como parte da mobilização da categoria durante a Campanha Nacional dos Bancários 2026.

A decisão foi tomada em assembleias realizadas na segunda-feira (17), diante da ausência de avanços nas negociações entre trabalhadores e instituições financeiras.

Entre as principais reivindicações da categoria estão:

  • 5% de aumento real, além da reposição da inflação;
  • Reajuste do piso salarial;
  • Aumento dos valores de vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR);
  • Valorização da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Segundo representantes dos trabalhadores, a pauta de reivindicações foi apresentada aos bancos em junho e as negociações começaram no início de julho, mas ainda não teria sido apresentada uma proposta considerada suficiente pela categoria.

A mobilização ocorre em um momento de resultados expressivos dos grandes bancos. Bradesco, Itaú e Santander registraram, juntos, lucro líquido de R$ 45,4 bilhões no primeiro semestre de 2026, segundo os dados citados na matéria.

E quem trabalha em home office?

Durante a paralisação, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região orienta os trabalhadores em regime de home office a não acessarem os sistemas dos bancos e a não registrarem o ponto.

O sindicato também alerta que o dia de paralisação pode ser descontado, especialmente caso o trabalhador não registre o ponto. Segundo a entidade, entretanto, a questão do desconto deverá ser discutida e definida durante as negociações com os bancos.

A paralisação tem duração prevista de 24 horas, enquanto as negociações entre a categoria e as instituições financeiras continuam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *