NOTÍCIAS

TSE nega candidatura de Garotinho e abre caminho para eleição de Douglas Ruas no 1º turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (8), negar o registro da candidatura de Anthony Garotinho (Republicanos) ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2026. A Corte também rejeitou, por unanimidade, o pedido para que Garotinho desistisse do recurso apresentado para tentar manter sua candidatura.

O julgamento terminou com placar de 7 votos a 0 tanto para rejeitar a desistência do recurso quanto para negar o registro da candidatura.

Em relação aos votos recebidos por Garotinho no primeiro turno, realizado no último domingo (4), os ministros decidiram, por 5 votos a 2, pela anulação dos 274.411 votos obtidos pelo candidato.

Com a anulação, será realizada uma nova totalização dos votos para o governo do estado. O resultado poderá alterar a definição da disputa e, conforme a nova totalização, Douglas Ruas (PL), que havia terminado o primeiro turno como o candidato mais votado, poderá ser declarado eleito governador do Rio de Janeiro já no primeiro turno, sem a necessidade do segundo turno previsto para 25 de outubro.

A Justiça Eleitoral deverá oficializar o resultado após a retotalização dos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *