JOVENS SÃO IMUNIZADOS NO DIA D CONTRA O SARAMPO EM MARICÁ
As 24 unidades de saúde de Maricá funcionaram no último sábado, 30/11, no dia D de vacinação contra o sarampo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, atuou em toda a cidade em prol da saúde dos moradores, e conseguiu imunizar 300 jovens adultos na faixa 20 a 29 anos, o foco da campanha. Vale ressaltar que o dia D é o dia de campanha especial, mas essa e outras vacinas seguem disponíveis para a população nos postos de saúde da cidade.
A aplicação da vacina é extremamente importante porque previne não só contra o sarampo, mas também contra rubéola e caxumba. A Coordenadoria de Imunização de Saúde de Maricá afirmou que o número de pessoas vacinadas durante a campanha na cidade foi satisfatório.
“É uma doença preocupante, forte. A gente precisa tomar muito cuidado, e se a vacina está aí para nos ajudar, a gente tem que aproveitar”, disse o estudante Miguel Coutinho, de 19 anos, morador do bairro Flamengo.
O estudante Rafael Magalhães, de 15 anos e também morador do Flamengo, comentou sobre a campanha na cidade. “É muito importante essa campanha, é uma doença que quando vem, vem forte. É muito legal que a prefeitura faça esse tipo de atividade, mostra que ela se preocupa com a nossa saúde e bem estar”, comentou.
“É a primeira vez que sou imunizada. Eu acho muito importante essa campanha porque a nossa idade vai passando, e muitas vezes a gente vai deixando de lado. Mas as doenças estão aí, precisamos tomar cuidado”, disse Alice da Conceição, a moradora de 27 anos da Gamboa.
De acordo com o enfermeiro Thiago Reis, do PSF Santa Rita, em Itaipuaçu, a importância da vacinação é a imunização não só contra o sarampo, mas também contra a caxumba e a rubéola, por isso o nome tríplice viral.
A gerente de imunização de Maricá, a enfermeira Núbia Brum lembrou a urgência da campanha. “O Sarampo já estava erradicado, mas a partir de alguns problemas o Ministério da Saúde resolveu fazer essa campanha. Os postos de saúde da cidade estão abertos para vacinar e proteger a nossa população”, disse.