ESPORTE

PROJETO ESPORTE+SAÚDE OFERECE AULAS ONLINE PARA IDOSOS

Uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde, oferece gratuitamente aulas online específicas com atividades para idosos do Projeto Esporte+Saúde durante o período de isolamento social por conta da Covid-19. Administradas pelos profissionais de Educação Física, as atividades são enviadas por aplicativos de mensagem semanalmente e podem ser realizadas no próprio ambiente doméstico. O projeto, contempla, segundo a secretaria, aproximadamente 25 mil idosos.

Os benefícios são visíveis para quem pratica as atividades. “Comecei a praticar hidroginástica para amenizar os danos causados pela paralisia facial. Atualmente, não me vejo mais sem os exercícios físicos”, disse Maria Cícera Ferreira, 73 anos, moradora de Itaipuaçu e aluna do projeto. 

“Eu praticava exercício físico três vezes na semana, entre eles, hidroginástica, alongamento, caminhada, zumba, dança cigana e tai chi chuan, isso tudo na Casa do idoso em Itaipuaçu. E, com esse isolamento, eu assisto e pratico as atividades físicas três vezes na semana em dias variados”, concluiu Maria Cícera. 

Segundo a secretária de Saúde, Simone Costa, a parceria é de vital importância. “Saúde e Esporte precisam andar juntos para o completo bem estar físico e psíquico do ser humano, onde as atividades se complementam sobre tudo na promoção da saúde e evitando assim os agravos”, justificou. 

“O afligimento com o outro é evidenciado como elemento primordial e nesse período delicado que estamos vivenciando, nada mais significativo que proporcionar bem estar através das atividades físicas, que possam otimizar um desempenho biopsicossocial dos nossos idosos. A parceria consolida mais um momento de interação e cooperação entre as secretarias”, completou o secretário de Esportes, Carlos Vagner Frauches. 

Ao se manter ativo, vários benefícios são somados a rotina de vida dos idosos, uma vez que é uma atividade física totalmente elaborada para sua idade e orientada de forma didática para que ele possa seguir em sua própria residência, melhorando sua capacidade física e mental e com resposta específica na sua função cardiovascular e motora.

De acordo com a professora e personal trainer Luana Cazzotto, vinculada ao programa Esporte Presente, a atividade física é importante em qualquer idade pelos inúmeros benefícios à saúde.

“Exercícios são importantes em qualquer fase da vida, pois melhoram a saúde, a autoestima, estimulam o sistema imunológico, além de ajudar na saúde mental e a prevenir doenças, como a depressão. Os meus alunos reparam melhoras significativas na saúde e na rotina”, explicou a professora.

error: Conteúdo protegido!