Aulas presencias tem previsão de retorno apenas em fevereiro de 2021
De acordo com informações passadas pela Secretaria de Estado de Educação, o formato das voltas as atividades escolares ainda estão sendo elaboradas, e levarão em conta a curva de disseminação da Covid-19 no estado, como também as orientações das autoridades de saúde. Não levando em conta o 3° ano do Ensino Médio, em razão de já terem retornado no dia 18 de outubro. A previsão para o retorno ao ano letivo da rede estadual será em fevereiro de 2021.
Foi confirmado também, que os alunos do Ensino Médio poderão fazer uma nova matrícula especial no próximo ano, cujo calendário ainda está sendo elaborado pela pasta, que tem como objetivo aprofundar o conteúdo de 2020, não sendo obrigatório.
A Seeduc focará na construção de um novo modelo de avaliação diagnóstica a ser aplicado em todos os alunos e séries, visto que é fundamental entender as possíveis lacunas no aprendizado deixadas ao longo desse ano. É possível que em 2021 entre em prática o que o Conselho Nacional de Educação aprovou como “Continuum Escolar”, prevendo atividades extras, incluindo remotas, recuperando os conteúdos deste ano com itinerários pedagógicos diferenciados.
Existe uma previsão de reforço aos alunos criado pela Seeduc, de terminalidades do Ensino Médio Regular ou do IV Módulo da Educação de Jovens e adultos. A avaliação positiva dos estudantes não está condicionada aos resultados e notas obtidos em 2020. Contudo, com a frequência e participação nas aulas, sejam remotas ou presenciais, seguem como condições importantes para a promoção à passar para o próximo ano letivo.