POLÍTICA

Secretarias discutem gestão participativa para o novo Mirante do Caju

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, reuniu na manhã desta terça-feira (16/03), representantes de várias pastas, entre elas, Turismo, Esporte, Cultura, Educação, Cidade Sustentável, Desenvolvimento Econômico e da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), para uma visita ao canteiro de obras do novo Mirante do Caju.

O encontro teve como objetivo apresentar o equipamento que se encontra em fase de concretagem e discutir através de uma gestão participativa as atividades que serão implantadas no mirante, após a sua conclusão, prevista para o segundo semestre de 2021.

O secretário de Urbanismo, Celso Cabral, falou sobre o que espera do novo Mirante do Caju e como surgiu a ideia de promover a integração com outras secretarias da cidade para a discussão do espaço. Para ele, uma gestão colaborativa entre as secretarias é o melhor caminho.

“Fizemos um projeto que pudesse atender outras secretarias e diversos segmentos da cidade para além da vista do Mirante do Caju. É um lugar a ser explorado turisticamente e comercialmente, de maneira que o visitante possa passar o dia aqui. É uma entrega muito importante para a cidade e nada mais justo do que fazer essa discussão com outros secretários e subsecretários. A nossa ideia é, a partir desta conversa, entender de que forma poderemos explorar, sempre olhando um lado comercial, com a prefeitura como parceira para esse processo”, disse o secretário.

Após visita ao Mirante do Caju, as equipes se reuniram no Campus de Educação Pública Transformadora Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, para um trabalho de ideação colaborativa para melhor uso do espaço. Neste encontro, os representantes das secretarias trabalharam juntos no levantamento de ideias considerando o que o local deve ter, o que poderia ter e o que não deve ter.

“O Mirante do Caju é uma das obras mais grandiosas realizadas pela prefeitura. Algumas atividades como a salto de parapente já acontecem no local, mas com a conclusão dessa obra essa e outras atividades serão muito melhores aproveitadas e realizadas dentro de viés ambiental e de preservação, inclusive com o paisagismo sendo feito com as espécies nativas”, disse Guilherme Di Cesar, subsecretário de Cidade Sustentável.

O subsecretário de Turismo Thiago Medina destacou o projeto do Mirante. “Esse é um dos melhores projetos que já vi. Um dos principais atrativos do mirante, até pela localidade, pois é muito próximo do Centro, é sem dúvidas a questão turística e a ocupação do espaço através dos nossos eventos como Pratas da Casa e a Rota Gastronômica, definitivamente será muito importante para o crescimento turístico de Maricá”, avaliou.

“Essa é mais uma área que vai permitir explorar o potencial esportivo da cidade. O esporte já teve uma participação efetiva neste local em 2018 com a Taça Brasil de Mountain Bike e hoje estamos estudando a possibilidade de implantar projetos esportivos no mirante como ginástica, luta, dança, e todo tipo de evento que possa contemplar o espaço”, afirmou Carlos Vagner, Secretário de Esporte e Lazer. 

Com um investimento de pouco mais de R$6 milhões, já está previsto no espaço de 9 mil m2 a construção de restaurantes, um anfiteatro, auditório, galerias e um estacionamento. Também está previsto uma área de convivência para piqueniques, pomar, academia para terceira idade e requalificação das pistas para a prática de downhill. O projeto do Mirante do Caju está com pouco mais de 30% da execução concluída. Foi elaborado pela secretaria de Urbanismo e está sendo executado pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).

“Essa construção é bem diferente de tudo o que temos hoje na cidade. É algo moderno e que pode absorver todo tipo de evento como feiras, teatro, shows musicais e atividades esportivas. Todos os espaços aqui se comunicam, são muitas possibilidades que podem ser exploradas sem deixar de pensar na sustentabilidade”, concluiu Ana Cláudia Garcia, arquiteta responsável pelo projeto.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile