Autistas voltam a ter atendimento presencial após o dia 5
Através da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Maricá disponibiliza serviços de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia para pessoas que tem autismo e moram na cidade. Os atendimentos acontecem no Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), no Centro.
Com o início da pandemia em março de 2020, os atendimentos passaram a ser oferecidos remotamente. Alguns casos mais graves, especialmente em situações de crise, exigiam atendimento presencial. Para isso, foi determinado um intervalo maior entre os pacientes. Mas depois do Ano Novo e com o avanço da pandemia na cidade, por medida de segurança os atendimentos passaram a ser apenas remotos.
A situação deve mudar a partir do próximo dia 5, se as condições dos indicadores sanitários assim o permitirem. Segundo a secretária da pasta, Laura Costa, encerrada a vigência do decreto que estabeleceu novas medidas restritivas no município, serão retomados os atendimentos na Casa do Autista, que vai ser inaugurada no Parque Nanci.
“Ali será possível fazermos uma triagem com anamnese de todos os autistas do município, com atendimento de hora em hora, agendado pelo telefone que vamos disponibilizar. Porque, por exemplo, quando se trata de estimulação precoce o tratamento é só com fisioterapeuta. Em outros casos, há indicação de fonoaudiólogo ou psicólogo também. Vai de acordo com o grau do autismo”, explicou Laura.
Ainda de acordo com a secretária, a suspensão dos atendimentos presenciais gerou uma demanda reprimida. Por este motivo, casos que aguardavam por anamnese, acabaram não avançando, criando uma pequena lista de espera. Afinal, cada atendimento é feito com base no grau da doença identificada no laudo médico encaminhado por pediatra, neuropediatra ou outro profissional especializado.