ENTRETENIMENTO

Prefeitura promove evento sobre sensibilização da surdez

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, realiza nesta sexta-feira (24/9) o evento ‘Sensibilização sobre a Surdez’, que tem o objetivo de mostrar uma nova consciência sobre pessoas com diferentes níveis de baixa audição. Estão programadas dinâmicas, apresentação de dança e palestras com o motorista de aplicativo Romildo Ladeira Júnior e com a pedagoga Gilvana Amorim Pinna, ambos surdos. O evento, aberto ao público, ocorre das 9h às 12h no Centro de Referência de Políticas Inclusivas, que fica na Rua Boaz Velasco, no Centro.

Uma das organizadoras da ação, Karen Billé, explicou que a ideia é gerar no público um tipo de impacto mais amplo, que vai além da conscientização. “O que queremos é criar empatia. As palestras vão falar sobre mercado de trabalho e dificuldades de colocação, entre outros itens”, adiantou a intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), ao observar que há uma série de especificidades que essas pessoas têm e que muita gente desconhece.

“Eles preferem ser chamados de surdos mesmo. É melhor até do que pessoas com deficiência auditiva, mas nunca chame um deles de ‘surdinho’, o que é considerado depreciativo. Alguns são inclusive contra o uso de aparelhos para aumentar a audição, como o implante coclear. É algo que tem a ver com aceitar essa condição de surdo e, dentro dessa ideia, os não-surdos é que devem procurar se comunicar com eles e não o contrário”, esclareceu Karen.

A secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, ressaltou que um dos objetivos do evento – na data que se comemora o Dia Internacional da Linguagem de Sinais – é o de estimular a interação entre a sociedade e as pessoas surdas. “É preciso fazer com que as pessoas interajam. É preciso que a sociedade sabia da existência dessas pessoas com surdez, e que se integrem”, frisou ela.

Durante o evento, também será anunciado o passeio guiado para Pessoa com Deficiência Auditiva e acompanhantes ao Museu do Amanhã, no Centro do Rio, em função da comemoração ao Setembro Azul, mês dedicado aos surdos. O traslado será feito gratuitamente junto com o passaporte de entrada. O passeio contará com a presença de intérpretes de LIBRAS e está marcado para a próxima sexta-feira (01/10), saindo às 8h30 do Centro de Referência e retornando às 15h30.

Quem quiser participar pode se inscrever no decorrer do evento ou até segunda-feira (27/9) de forma presencial, pelo site www.maricapoliticasinclusivas.com.br ou pelo telefone 3005-4107. Os interessados devem ter a partir de 14 anos e ter recebido as duas doses da vacinação contra Covid-19, sendo necessária apresentação do cartão de vacinação. O uso de máscara é obrigatório.

error: Conteúdo protegido!