BAIRROS

“Maricá tem no seu DNA a solidariedade”, diz presidente da Codemar em capacitação com colaboradores

Economia solidária foi tema do encontro no Banco Mumbuca

O desenvolvimento econômico é fundamental, mas a justiça social é igualmente essencial. Esse foi o tom que prevaleceu na capacitação feita pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) para os colaboradores da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social, nesta segunda-feira (24/04), no auditório Manoel Lagos, no Banco Mumbuca.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, ressaltou o papel da companhia na criação de projetos e atividades econômicas com geração de emprego, renda e condições dignas para a população maricaense.

“Muitas vezes, os gestores ficam pensando só em resultados econômicos e financeiros. Maricá tem no seu DNA a solidariedade e busca uma justiça social por meio de ações da economia solidária que são transversais. Elas devem estar presentes nas ações que a Codemar desenvolve hoje na área de cultura, turismo e meio ambiente”, disse Hamilton Lacerda.

O ciclo de formação contou com a participação da Biotec e da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade, além da presença do secretário municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro, Diego Zeidan, e da presidente do Banco Mumbuca, Manoela Mello.

“Acreditamos na construção de um mundo melhor, mais justo, mais humano e mais solidário. É por isso que a gente luta para que a economia solidária exista e defendemos um modelo econômico que não seja pautado pelo lucro apenas puramente, não seja focado na competitividade, na agressividade do mercado financeiro. Defendemos a colaboratividade para garantir melhoria de vida não só de uma pessoa, mas de todo o coletivo”, destacou Diego Zeidan.

A Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar atua impulsionando o desenvolvimento econômico local, ressaltou o  diretor Eugênio Soares. “ A nossa diretoria trabalha exatamente por esse contexto. Trabalhamos com o desenvolvimento local, mapeando as áreas, territórios, vendo os arranjos produtivos e fazendo com que haja o desenvolvimento econômico local.

Agentes de pesquisa de território capacitados

Além da participação do presidente da Biotec Maricá, Eduardo Brito, e do diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade, Paulo Souza, os colaboradores participaram do primeiro dia da formação dos conceitos de economia solidária, que contará com carga horária de 40h, ministrada pelo orientador educacional da incubadora Mumbuca Futuro, Leonardo Farah.

“O intuito é que a equipe de território possa estar ciente de todos os projetos que
estão acontecendo na Codemar para conseguir agregar valores. Todas as pesquisas que nós fizemos no território maricaense busca o giro da moeda local, com foco no desenvolvimento. A gente quer agregar isso em outros setores da Codemar”, explicou a superintendente da Diretoria de Economia Solidária da Codemar, Tatiana Tostes.

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile